O que é e como fazer a gestão da qualidade da equipe da sua fazenda?

Independente do método escolhido, como 5S ou gestão à vista, especialista salientou que profissional que conduzirá o processo deve ter linguagem acessível

Chegou ao fim nesta sexta-feira, 02, a primeira temporada do especial Gestão de Pessoas na Fazenda, série produzida pela pedagoga, jornalista e consultora em gestão de pessoas e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento, Jacqueline Lubaski.

O último tema em destaque foi gestão de qualidade no campo, uma forma de conduzir o trabalho da equipe de maneira que todas as tarefas programadas possam ser realizadas a partir de um ambiente organizado.

A especialista apresentou alguns dos métodos que os gestores podem utilizar para implantar a gestão da qualidade na sua fazenda.

“Tem fazendas em que o 5S que foi implantado e é um sucesso absoluto. As pessoas mudam de cultura! Então não é porque você está na fazenda que você não pode apostar na sua equipe. Ela tem um potencial enorme. Basta a gente dar asinha porque essa turma do campo voa!”, valorizou Lubaski.

O 5S, um dos métodos pelo qual a gestão da qualidade pode ser implementada, consiste no direcionamento dos trabalho dentro de cinco sensos, conforme listou a consultora:

Utilização: deixar na baia ou no curral, por exemplo, somente os itens que de fato são utilizados no dia a dia, enquanto os demais devem permanecer guardados;

Ordenação: criar um critério que ordene os objetos de uso do dia a dia. Pode ser, por exemplo, com etiquetas ou mesmo desenhos e cores, caso nem todos na fazenda saibam ler. O objetivo é que não se perca tempo buscando ferramentas ou medicamentos;

Limpeza: manter sempre o local de trabalho limpo, varrer com frequência as estruturas, como curral e barracão, tirar o lixo após cada manejo realizado;

Saúde: manter a saúde dos colaboradores sempre em dia para que eles possam desempenhar o máximo de sua capacidade, incentivando, por exemplo, práticas de ginástica laboral, visitas ao dentista, consultas ao médico para checkup, entre outros;

Autodisciplina: senso importante para garantir que todo o método seja continue servindo à fazenda continuamente. Segundo a especialista, as auditorias podem ajudar a manter a autodisciplina e garantir esta gestão da qualidade.

Outro método que pode ser usado pelo produtor na fazenda é a gestão à vista, em que os números de desempenho podem estar expostos num mural, como índice de prenhez, índice de mortalidade, ganho de peso, qual o número de animais em cada pasto, quais cochos foram abastecidos com sal mineral, ilustrou a pedagoga.

Independente do método a ser utilizado para a gestão da qualidade no campo, Lubaski salientou que a escolha do profissional que vai conduzir o processo deve ser certeira – deve ser uma pessoa que tenha linguagem acessível para o público. “É isso que vai fazer o grande diferencial”, sustentou.

“Não adianta falar bonito, tem que ter a linguagem, o peão tem que compreender”, reforçou.

+ Acesse aqui todas as 12 edições do quadro Gestão de Pessoas na Fazenda

Leia também: 

Está difícil contratar vaqueiro? Especialista dá dicas para escolher o profissional ideal

Como encontrar a combinação perfeita entre peão e patrão?

Assista e faça download das palestras em PDF do Webinar Giro do Boi – Segredos dos gestores das melhores fazendas

Como premiar os funcionários de uma fazenda de pecuária de corte?

Fazendas mais lucrativas do Brasil pagam mais a funcionários

Veja no vídeo a seguir o último episódio da série especial Gestão de Pessoas na Fazenda: