O que é uma comitiva de gado?

Conheça um pouco mais sobre uma das mais tradicionais formas de transporte de gado no Pantanal e para que serve

Uma comitiva de gado é quando o rebanho é conduzido para outra propriedade rural, normalmente em período de chuvas na região sul-mato-grossense ou quando a ação é necessária para que ocorra a venda desses animais. 

Geralmente na região do pantanal, o trajeto da comitiva de gado é comum quando chega o período das águas, que praticamente move toda a fauna e flora do local, e o pecuarista precisa levar o gado em segurança para uma região mais alta.

Participantes da boiada

Foto: livro 'Viagem a bordo das comitivas pantaneiras'
Foto: Livro ‘Viagem a bordo das comitivas pantaneiras’

A comitiva é conduzida pelos próprios peões das fazendas em seus cavalos e todos dividem uma função,  tem o ponteiro,  que guia a boiada à frente de todos. O meieiro, que fica localizado na metade da boiada para vigiar algum boi fujão, e por fim o culateiro, que controla o final do gado. E também durante o percurso, que pode levar dias, a companhia de um cozinheiro é presente. Ele tem como principal objetivo preparar refeições rápidas e de sustância’, nos pontos de acampamento.

Quem comanda a comitiva?

Sabemos que existe uma pessoa à frente do grupo, mas é o berrante,  instrumento cultural do sertanejo brasileiro, quem comanda a comitiva. Portanto o ponteiro segue firme na condução da boiada tocando diferentes sons graves e agudos, que se tornam mensagens para os parceiros que seguem pelas estradas pantaneiras, e entendem cada toque, como o de ‘Solta’, que serve para despertar a boiada.

 

Links

https://www.turismo.ms.gov.br/

https://www.resenhacritica.com.br/

https://blog.rodeowest.com.br/