O que são TACs e o que o produtor deve fazer se for convidado a assinar um?

Assinatura do termo pode evitar sanções, mas produtor deve tomar cuidado para não assumir compromissos que vão além do que consta na legislação

De que tratam os TACs, Termos de Ajustamento de Conduta, que são oferecidos aos produtores que potencialmente têm passivos em áreas como a trabalhista ou a ambiental? Nesta terça, 11, no quadro Direito Agrário, o advogado, professor de pós-graduação de direito agrário e ambiental, consultor jurídico e sócio-diretor da P&M Consultoria Jurídica, Pedro Puttini Mendes, explicou o assunto.

“É um convite que antecede a um problema ainda maior, que é a ação civil-pública ou outros tipos de ações judiciais, então (o TAC) é um convite, uma convocação para assumir um compromisso antes que uma providência judicial seja tomada contra este produtor”, respondeu Puttini.

Puttini explicou que a assinatura de um TAC oferece a possibilidade de negociar uma obrigação prevista em lei a ser cumprida e evita que processos se arrastem por vários anos até que uma decisão seja proferida por um juiz. Além de o produtor fugir do desgaste do processo, pode escapar também de uma variação do entendimento da lei que venha a prejudicá-lo em uma decisão final, por exemplo.

Segundo o consultor, o TAC, que se trata na prática de um contrato, deve prever a realização de obras e serviços e indicar quais as sanções no caso de seu descumprimento, mas enquanto estiver válido, deve suspender quaisquer penalidades que o produtor rural esteja sofrendo, como multas ou embargo de áreas.

E o que fazer caso o produtor seja convidado pelo Ministério Público para a assinatura de um TAC? Puttini comentou. “Nós recomendamos que se o produtor quiser assinar um TAC, ele observe se as exigências ambientais deste TAC estão adequadas à legislação para não criar ainda mais obrigações do que a própria lei já determina, o que acontece em muitos casos”, avisou. Para todos os casos, Puttini recomendou que é importante que o produtor convidado para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta procure assessoria jurídica e de técnicos da área antes de assumir o compromisso.

Puttini falou ainda sobre a possibilidade de atualizar um TAC firmado em legislações que não estão mais vigentes, como, por exemplo, compromissos assinados anteriormente à vigência do Novo Código Florestal de 2012. Caso o TAC ainda não tenha sido cumprido integralmente, pode-se pedir a revisão do processo. Segundo o consultor, já existem julgamentos favoráveis que servem como precedentes.

Veja o quadro Direito Agrário na íntegra pelo vídeo abaixo:

 

Imagem: reprodução / Prefeitura de São Bento