O que você pode fazer pela sua fazenda sem dinheiro e com capricho?

Grande parte das ações mais importantes para o lucro de uma fazenda não precisam de dinheiro, afirmou zootecnista e consultor Antônio Chaker

O que o pecuarista pode fazer pelo lucro de sua fazenda sem dinheiro e com capricho? Nesta quarta, 14, a pecuarista e diretora da SRB (Sociedade Rural Brasileira), Teka Vendramini, fez a pergunta ao zootecnista e mestre em produção animal Antônio Chaker, diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, em bate-papo logo após o consultor proferir uma palestra em Pontes e Lacerda-MT.

“Grande parte das ações mais importantes da fazenda não precisa de dinheiro, que é justamente você fazer o que precisa ser feito. […] Aparte do gado impecável, manejo sempre em ponto de engorda, o cocho estar em linha, o sal dentro do cocho, a água com acesso adequado, então são coisas que mudam tudo. Cuide!”, indicou Chaker. “Cuide bem pra não deixar aquela coisa largada, relaxada”, concordou Teka.

“Toda vez que a gente vai medir uma fazenda bagunçadona eu já consigo estabelecer até qual vai ser o resultado. Já sei: ‘Ih, nesta condição, esquece’! Cerca caindo, trator desmontado, gente desmotivada, tropa com animal pisado, água escorrendo pela fazenda inteira, estrada ruim. Na hora que você vai fechar a conta, normalmente é baixa produção e prejuízo”, exemplificou o zootecnista.

Teka destacou uma das frases que Chaker disse em sua apresentação sobre gestão dos funcionários. “Uma equipe só é engajada quando tem meta para bater”, lembrou a pecuarista. O diretor do Inttegra esclareceu que “a meta não precisa ser aquela super detalhada, específica. Meta é quantos animais podem morrer no máximo em um ano, quantos animais a gente vai abater, para onde a gente está indo. Porque uma pessoa acima da média precisa de desafio para se manter motivada, então a meta é justamente o desafio. Ninguém que quer fazer algo diferente consegue se imaginar igual daqui um ano, então a gente precisa desafiar as pessoas para que elas entreguem melhores resultados. […] A meta é tão legal porque você estabelece o objetivo final. Mas você dá liberdade para o funcionário sobre como executar aquilo, então ele se engaja”.

Teka salientou ainda outro ponto da palestra do consultor, em que ele afirma que “sempre dá” para melhorar os resultados de uma fazenda, e que acreditar nesta frase é característica dos melhores gestores. “Sempre dá. Ao longo desses anos a gente vê que quando a pessoa verdadeiramente quer, ora mais, ora menos, ela vai conquistar. E que o lucro da fazenda é uma decisão da liderança, não é uma consequência”, assegurou Chaker.

Veja a conversa na íntegra entre Teka Vendramini e Antônio Chaker no vídeo abaixo: