O Senepol vai bem na cruza com o Nelore no sertão nordestino?

Criador também deseja saber se o taurino tropical pode acasalar com vacas mestiças de linhagem Angus e Girolando; confira recomendações do zootecnista Alexandre Zadra

“Eu moro no estado de Pernambuco e estou investindo no cruzamento de Senepol com Nelore. Queria saber se este é um um bom cruzamento aqui para o sertão pernambucano. E em relação ao cruzamento do Senepol com vacas mestiças das linhagens de Angus e Girolando, que são raças típicas aqui do sertão, ele é recomendável?”.

O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?

Esta foi a dúvida enviada pelo criador Fernando Torres, de Salgueiro-PE, esclarecida no quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 12, em participação do zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, autor do blog Crossbreeding.

“A escolha do Senepol como touro para uso sobre a Nelore é recomendável. Ele faz uma meio-sangue muito boa e um boi de bom tamanho, já que o Senepol é como se fosse um Angus, sem pelo. Então assim com o Angus vai muito bem na Nelore porque a Nelore é grande, então o Senepol também vai muito bem na Nelore porque a Nelore é grande, fazendo um meio-sangue de bom tamanho”, aprovou Zadra.

O especialista também disse que é recomendável o cruzamento do Senepol com vacas mestiças, mas ponderou que o resultado será melhor quanto maior for o porte das matrizes por conta do frame pequeno da raça do reprodutor.

“Quanto ao uso do Senepol sobre outras fêmeas cruzadas, como o Girolando ou mesmo meio-sangue Angus, quanto maior forem essas fêmeas cruzadas, melhor, porque o Senepol, por ser de pequeno porte, complementaria melhor uma fêmea de grande porte, fazendo um boi de bom tamanho e uma boa fêmea de bom tamanho.

“Então ele vai muito bem, pode utilizar no sertão pernambucano que ele é pelo zero. Lá nas Ilhas Virgens (berço da raça na ilha caribenha de Saint Croix), o Senepol passa o ano todo praticamente com 35 a 40º C, com muito calor e pouca comida. Portanto, muito boa escolha, vá firme que você vai ter sucesso aí na região do sertão pernambucano”, encorajou.

Leia também:

+ Três motivos para apostar na cruza do Senepol com Simbrasil no Nordeste

+ Em fazenda de PE, produção de capim aumentou quase 3x com uso de novo herbicida

+ Quais são os melhores capins para plantar no clima semiárido?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa do zootecnista no player disponível abaixo:

Foto: Reprodução / ABCB Senepol