Onda de calor atinge parte do Sudeste e Centro-Oeste no fim de semana

Com temperaturas que podem chegar a até 40ºC e umidade relativa do ar descendo aos 15%, Inmet alerta para possibilidade de focos de queimadas

O tempo continua quente e seco nos próximos dias no Centro-Oeste do Brasil, enquanto na Região Sul, frente fria chega com pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento. Este é o resumo do tempo neste fim de semana, conforme destacou no Giro do Boi desta sexta, 06, o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet.

Schneider reforçou que a situação da região Central é crítica por conta de uma onda de calor que traz temperaturas de até 40ºC e umidade relativa do ar descendo aos 15% nos próximos dias. “Toda esta região entre Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul neste fim de semana, além de temperaturas próximas aos 40ºC, terão umidade abaixo dos 20% ou até 15%. São áreas muito propensas a focos de incêndio”, alertou.

“Áreas do centro até o noroeste de São Paulo, principalmente divisa do Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul, pegando a região do Pantanal, do final de semana até segunda ou terça, vão ter (temperatura) acima dos 38ºC, 40ºC, então vai um aviso de onda de calor para estas regiões com umidade baixa”, acrescentou.

Mudança para a previsão do tempo nas regiões não serão vistas ao menos até 13 de setembro, quando pode haver algum alívio no sul de Goiás, sul de Minas Gerais e oeste do MT até a região amazônica.

Veja mais informações para a previsão do tempo em todo o Brasil para os próximos dias: