Parceria entre transportadora e leiloeira garante bem-estar para animais arrematados

Em viagens longas, por exemplo, há uma pausa programada para que os bovinos descansem e possam pernoitar em boiteis que estejam no trajeto até o destino final

No Giro na Estrada desta sexta, dia 06, o assunto principal foi uma parceria entre a transportadora TRP e a leiloeira Programa Leilões, estabelecida para assegurar a logística adequada para os animais adquiridos nos remates, levando em consideração práticas de bem-estar animal, veículos adaptados para as viagens e carga segurada contra incidentes.

Desde o início do projeto, mais de 3.300 animais comercializados em 22 leilões foram transportados na modalidade. Para cada leilão, são disponibilizadas de 15 a 20 carretas. Os veículos contam com elevadores e cocho para que os lotes tenham acesso a água durante o trajeto. Em média, os animais são transportados para uma distância de 850 km, mas a viagem pode chegar a até 5.000 km.

As carretas destinadas para o transporte dos animais são praticamente novas, com no máximo três anos de uso. As cargas, que entram em viagem já asseguradas, são rastreadas e monitoradas por uma central que funciona 24h por dia. Os motoristas passam periodicamente por treinamentos para estarem alinhados com práticas de bem-estar animal. Para os trajetos mais longos, por exemplo, além da disponibilidade de água, há paradas programadas previamente em boiteis que estejam no caminho entre o ponto de saída e o destino final para que os animais possam pernoitar em conforto.

Quem falou sobre os detalhes deste projeto foi o engenheiro agrônomo e coordenador de logística da JBS, Leonardo Vieira. “Além do equipamento da carreta, como elevador, bebedouro, cocho, há uma equipe de motoristas diferenciada que faz esta operação. Como a gente diz, são motoristas série ouro. Eles recebem um treinamento para a parte de bem-estar animal, para condução desse veículo e evitar frenagens e curvas acentuadas, por exemplo. São vários conceitos que estes motoristas têm para atuar de uma maneira que evite problemas com os animais”, pontuou Vieira.

Veja os detalhes completos pelo vídeo abaixo: