Pecuarista deve aproveitar “tempo das vacas gordas” para reinvestir no negócio

Segundo presidente da MSD Saúde Animal, direcionar corretamente os ganhos obtidos no momento positivo poderá garantir perpetuação da rentabilidade do negócio

Em entrevista ao Giro do Boi desta quarta-feira, 23, o presidente da MSD Saúde Animal para o Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai, Delair Bolis, destacou que no momento positivo da pecuária, ou os ‘tempos das vacas gordas’, o reinvestimento adequado dos ganhos no próprio negócio poderá aumentar eficiência, produtividade e, consequentemente, contribuir para a implantação de um modelo mais sustentável de geração de renda para as fazendas de gado de corte.

“É importante que momento ele não perca o foco de onde vai investir. Ele precisa reinvestir no próprio negócio dele porque é assim que ele vai continuar mantendo o negócio dele rentável. Nós sabemos que tem os períodos de vacas magras e vacas gordas. E este é o período de vacas gordas. Então esse é o momento de ele reinvestir em sanidade, de reinvestir em qualidade de plantel, de reinvestir em nutrição e, principalmente, em melhoramento genético, que é algo que o Brasil vem fazendo muito forte. Mas ainda precisamos acelerar muito o nosso melhoramento genético, não tenha dúvida”, sustentou o executivo.

+ Vendas de sêmen de bovinos de corte cresceram 188% na última década

Pecuária bota o pé no acelerador e vendas de sêmen crescem 47% no semestre

Número de vacas inseminadas no Brasil salta para 16%

Em sintonia com a importância deste momento, a própria MSD Saúde Animal tem buscado contribuir para as boas decisões do produtor intensificando as visitas às propriedades dos parceiros, ainda que de modo virtual, mas em maior número.

“Nesse período todo em que passamos esta pandemia, nós aumentamos significativamente o número de visitas diárias. Nós fazíamos antes da pandemia em torno de cinco mil visitas diárias e nós estamos fazendo mais de sete mil visitas diárias, naturalmente as visitas neste momento são digitalizadas. […] Eu acho que nós conseguimos combinar o ON com o OFF, ou a visita física na fazenda com a visita digitalizada, maximizando o tempo que nós estamos com o produtor. Nós também conseguimos levar através do insight que nós tivemos na época, levar programas de recuperação acelerada dos nossos clientes, levando treinamentos de finanças, como ele pode acelerar a recuperação no momento. Então acho que nós nos tornamos, neste momento, muito mais digitais, mas também muito mais humanos depois deste seis meses. Estamos mais eficientes”, relatou.

+ Menos analógico, mais digital e mais humano: como será o agro pós-pandemia?

Delair destacou também a rápida adaptação da sociedade às tecnologias que poderiam facilitar a travessia do momento difícil e o papel do agronegócio em meio à pronta recuperação da economia. “Nós tivemos sete milhões de novos consumidores comprando online. As vendas de bebidas e comidas através de online aumentaram mais de 200%. Isso tudo fez com que se gerasse uma aceleração desta economia de consumo. Outro aspecto importante: o agronegócio. O agronegócio cresce 0,47% neste período, nos três meses versus os três meses do ano anteriores. Então nós mantivemos o setor aquecido nesse período de pandemia. O consumidor, sim, ficou mais em casa, nós passamos a cozinhar mais em casa e passamos a consumir mais alimentos em casa. E aí teve muitos alimentos, entre proteínas, que foram beneficiadas com isso. O ovo, o leite, a carne. Foram produtos que o consumidor passou a adquirir com um cuidado muito maior com a qualidade e em segurança alimentar. E como no Brasil nós somos uma referência em produzir com qualidade, sustentabilidade, mas também com segurança, o setor como um todo se reforçou”, exaltou.

+ Agro será único setor com PIB positivo ao final do ano, projeta executivo da Abag

O presidente da MSD Saúde Animal comentou também os próximos desafios de setor, como a estação de monta que se aproxima com o início da primavera e retorno das chuvas, e quais as ações da empresa estão sendo direcionadas para contribuir para a eficiência da pecuária neste período.

Segundo Delair, para ajudar a emprenhar cerca de 80 milhões de vacas que poderão entrar em reprodução nos próximos meses, a empresa relançou no mercado o MOV, modificador orgânico que ajuda as matrizes com suplemento de vitaminas, aminoácidos e sais minerais para que estejam em melhores condições para o momento da IATF ou da monta, além do lançamento de nova vacina para proteção contra o tétano e as clostridioses.

Além dos produtos, a empresa segue apostando na disseminação de conhecimento. No próximo dia 1º de outubro a companhia realizará transmissão de evento sobre formação de lideranças e ainda no dia 22/10 participará do Circuito RedeAgro Open Farm, mostrando processos e tecnologias utilizadas na Fazenda Conforto, em Nova Crixás (GO), uma das maiores propriedades do Brasil.

+ Conheça o projeto de recria super intensificada da Fazenda Conforto

Conheça a fazenda do ex-piloto Xandy Negrão

“A gente acredita muito na multiplicação do conhecimento, na democratização da ciência, mas também em maximizar a oportunidade da conectividade. Eu acho que justamente isso que a gente faz com evento, como o Liderança Viva, que é a nossa forma de contribuir com a sociedade. O Liderança Viva é aberto no nosso canal do YouTube, onde nós compartilhamos com a sociedade histórias de líderes que impactaram a sociedade positivamente através da atitude, do comportamento e do exemplo. Eu sempre falo o seguinte: o que define o verdadeiro líder não é seu estilo de liderança, mas é seu caráter e a sua atitude”, comentou Delair.

Pecuária deve individualizar tratamento dos animais, propõe presidente da MSD

Veja a entrevista completa no vídeo a seguir:

Imagem: reprodução / Facebook Inttegra