Pecuarista trocou o leite pelo corte e hoje, aos 71, virou referência em Rondônia

Veja a história de Wilson Albino da Costa, que se mudou para Rolim de Moura-RO em 82 e chegou a tirar com as próprias mãos 700 litros de leite/dia

Wilson Albino da Costa, nascido em Resplendor, município mineiro perto da divisa com o Espírito Santos, chegou em Rolim de Moura, no estado de Rondônia, em 1982, em um lote de terra que até hoje serve de morada para ele e sua esposa, Dona Rosa.

Junto de sua família, que inclui também seus dois filhos Amarildo e Wilson (que vive nos EUA há 20 anos), e de seu ajudante, Geovane, trabalhou com simplicidade e humildade, chegando a tirar com as próprias mãos até 700 litros de leite por dia no Sítio Resplendor. Em 2013, no entanto, Seo Wilson trocou o leite pela produção de carne e se tornou referência também na bovinocultura de corte na região.

Pecuarista de 70 anos usa carriola para tratar bois no cocho; animais pesaram em média 20@

A história deste pecuarista batalhador, hoje com 71 anos, foi destaque no Giro pelo Brasil que foi ao ar no programa desta sexa-feira, dia 03, na participação do originador da Friboi em Rolim de Moura, Matheus Roz.

“O Seo Wilson é um mineirinho simples, humilde, trabalhador, fez questão de me mostrar todas as propriedades, pois conforme foi passando os anos, ele foi adquirindo os lotes vizinhos. […] O Seo wilson viveu mais de 40 anos do leite, chegou a tirar até 700 litros de leite na munheca. Em 2013 ele parou com o leite e migrou para o gado de corte e hoje o Seo Wilson, esse mineirinho simples, de chinelo de dedo – eu sempre vejo ele se chinelo de dedo no sítio, quando vem pra cidade ele coloca um butininha – ele possui hoje mais de 700 vacas paridas (veja parte do plantel no vídeo abaixo). Estão aí as vacas, fizemos um embarque de um lote de vacas que não deram prenhez e foram abatidas. Seo Wilson é referência na região devido a ser muito correto com tudo. Hoje tem 71 anos, é ativo no mundo, vocês viram aí que gosta até de abrir porteiras, e não para de trabalhar”, comentou Roz.

Wilson agora já prepara inclusive a sucessão familiar, em que os negócios serão assumidos por um de seus filhos, Amarildo. “Aos poucos vem passando o bastão para o seu filho Amarildo, que mora junto com ele. E é um exemplo, pelo que vem fazendo hoje, sua vacada, sua bezerrada, o Seo Wilson hoje na região vem se tornando referência”, reconheceu.

Quer saber como ter sucesso na pecuária? Pecuarista de 82 anos responde!

Ele levou 8 anos para engordar os primeiros bois e hoje é referência de produtividade na pecuária

Jovem rondoniense transforma sítio da família em exemplo na engorda de boi

Veja mais detalhes da história de Wilson Albino da Costa e suas fotos na propriedade: