Pecuarista vai ajudar o País a reduzir 1 bilhão de CO2 até 2030

Esta é uma meta do programa ABC+ do governo federal que contará a forças das boas práticas agrícolas no campo

O Giro do Boi desta segunda-feira, 25, apresentou mais uma reportagem da série feita durante o Fórum Metano na Pecuária. O evento, realizado no início de maio, discutiu as estratégias e as tecnologias para a redução das emissões dos gases que causam o efeito estufa (GEE) relacionados à produção de bovinos no Brasil.

A personalidade entrevistada desta vez foi a zootecnista Fabiana Alves, diretora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que foi a grande idealizadora do projeto de pesquisa da carne carbono neutro da Embrapa.

Alves falou da evolução e metas da próxima década do programa ABC+. Entre os alvos até 2030 estão:

  • 1,04  bilhão de toneladas de CO2 equivalente reduzidas;
  • 72,68 milhões de hectares em sistemas de agrícolas sustentáveis;
  • 208,4 milhões de metros cúbicos de dejetos animais tratados;
  • +5 milhões de bovinos terminados em sistema intensivo;

“É uma política pública que é única no mundo. À primeira vista, até parece muito, mas realmente, desde 2010, já tivemos uma primeira fase do Plano ABC de muito êxito. Conseguimos superar em 20% as metas previstas anteriormente, além de aumentar em 50% a meta que nós tínhamos de áreas de produção sustentável”, explica Alves.

Papel do produtor rural

O principal motor dessa mudança é justamente o produtor rural, pois é através da adoção das boas práticas que os números das metas deverão ser atingidos.

“E o pecuarista já faz isso. Quando ele usa uma raça melhorada ou um animal melhorado. Quando ele usa um aditivo. Quando ele usa uma melhor mineralização para seu gado. Quando ele recupera uma pastagem degradada. Quando ele coloca um sistema com árvores ou um sistema de integração, ele está também reduzindo e mitigando o metano”, diz a diretora do Mapa.

Parcerias

Para a diretora do Mapa, eventos como o do Fórum Metano na Pecuária, só tem a agregar e dar mais valor ao trabalho do governo na busca de soluções para o agro brasileiro. Nessa, nova etapa, inclusive as parcerias serão fundamentais.

“O governo não faz nada sozinho. O Estado não faz nada sozinho. Então é uma tríade entre a ciência, o Estado e a iniciativa privada, todos juntos caminhando para o mesmo lugar”, diz Alves.

O Fórum Metano na Pecuária, realizado de 4 a 5 de maio na capital paulista, foi uma iniciativa da JBS, líder global em proteína animal, e da Silvateam, indústria especializada no processamento de extratos vegetais para curtir couros de alta qualidade. O fórum também contou com o apoio de várias empresas públicas, privadas, instituições e órgãos de pesquisas.

Confira no vídeo abaixo a reportagem na íntegra: