Por que a pelagem de touros Nelore escurece e fica acinzentada?

Telespectador de Vianópolis-GO perguntou também se a característica é transmitida para as fêmeas; zootecnista André Locateli, da ACNB, tirou a dúvida

De Vianópolis-GO o telespectador do Giro do Boi Ribamar dos Santos perguntou de que se trata a pelagem acinzentada na parte dianteira do Nelore e também se esta é uma característica transmitida para as suas filhas.

Para atender Ribamar, o programa consultor o zootecnista André Locateli, gerente executivo da ACNB, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

“Esta é uma característica sexual secundária dos machos. É muito comum nos animais da raça Nelore. À medida em que ele chega na puberdade, ou seja, que ele amadurece sexualmente, que está pronto para a reprodução, o animal começa o desenvolvimento de algumas características , entre elas esse escurecimento da parte dianteira, na região do pescoço, do cupim, na paleta. E é uma característica desejável nos machos porque ela pode, inclusive, indicar animais com uma maior libido, uma maior disposição ou vontade para reprodução. Então é bastante interessante em reprodutores”, esclareceu.

“O senhor nos pergunta também se essa é uma característica transmitida para as suas filhas. Isso não é transmitido. Como eu disse, é uma característica sexual secundária dos machos. Então, a não ser que seja um animal pintado, manchado, por exemplo, no caso do Nelore nós temos o Nelore Pintado, aí sim esta pelagem é transmitida para os seus descendentes, mas este escurecimento do pescoço […] não é transmitido especialmente para as suas filhas”, completou.

+ Faça inscrição no Webinar “A qualidade da carne brasileira passa pelo Nelore” nesta 5ª, 17/09

+ Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?

+ Especialista da ABCZ indica quatro pontos de atenção ao selecionar touros para a monta

Qual é a sua dúvida sobre pecuária de corte? Envie para o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa de André Locateli:

Foto: Reprodução / Geneplus Embrapa