Por que meu gado rejeitou a silagem de capim Mavuno?

Pecuarista do interior de SP seguiu passo a passo para produzir uma boa silagem de capim, mas quando retirou amostra para oferecer ao gado, os animais não aceitaram

O pecuarista Pedro, que afirmou ter propriedade no interior do estado de São Paulo, teve um problema com a sua silagem de capim. “Ele fez uma silagem de capim Mavuno (um híbrido de braquiária) e aí já se passaram 31 dias, ele abriu o silo, tirou uma amostra do capim e ofereceu para o gado dele e não teve uma boa aceitação”, introduziu o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z.

O especialista apontou possíveis situações que estejam ocorrendo na propriedade do pecuarista. “Pedro, normalmente o capim com 30, 35 dias já tem que estar pronto para ser consumido. Pode ser uma silagem de capim, de sorgo, de cana, de milho, do que for. Entre 30 a 35 dias, aproximadamente, conclui-se o processo de fermentação da silagem, principalmente em se tratando de uma silagem que você fez bem compactada e com uso de inoculante. Isso aí acelera e dá uma boa qualidade para a silagem”, aprovou.

“Vjá fez o que tinha que ser feito, fez a silagem, compactou direitinho, usou inoculante, fechou direitinho o silo e ainda está um pouco quente. Eu sugeriria a você: espere mais alguns dias. O que acontece? Às vezes a silagem de capim apresenta uma umidade maior e isso acaba retardando o processo de fermentação daquela massa. Eu não acredito que deva passar mais do que uma semana e ela já vai estar no ponto de uso”, estimou.

“Espere mais um pouco. Com certeza este processo, esta fase de fermentação já vai acabar e o material já vai ficar bom para ser consumido pelo gado, está certo? Você fez o trabalho certinho e silagem de capim é tremendamente recomendável. É uma coisa boa que você pode fazer, você não vai consumir o capim todo, então você faz a silagem de capim e guarda para usar no período de seca. Você fez o correto para se preparar para o período de seca”, frisou.

+ Hora certa de colher, compactação, inoculante: como fazer silagem de capim?

+ 18 perguntas e respostas sobre silagem de capim, manejo e limpeza de pasto

12 etapas para você se tornar um craque do manejo de pastagens

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista a resposta completa de Wagner Pires no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Embrapa