Posso castrar bezerros ao nascimento usando o burdizzo?

Pecuarista do interior de São Paulo enviou dúvida ao Giro do Boi; confira a resposta e um alerta do médico veterinário especialista Ademir Ribeiro

Um pecuarista com propriedade em Santa Fé do Sul, no interior do estado de São Paulo, perguntou ao Giro do Boi se é recomendável castrar bezerros ao nascimento usando o burdizzo.

A resposta ficou por conta do médico veterinário e consultor Ademir Ribeiro, da Estância Espora de Prata, em Ariquemes -RO, idealizador do Programa Touro Zero. No sistema de produção, os animais são castrados ao nascimento (veja mais detalhes nos links a seguir).

+ Programa “Touro Zero” usa castração ao nascimento para produzir carne de qualidade

No Norte do País, fazenda usa castração ao nascimento e ganha bônus de R$ 11 por arroba

Pode castrar o bezerro com o burdizzo? Não! O burdizzo serve para a castração de animais adultos”, rejeitou o especialista.

“O burdizzo é uma ferramenta parecida com um alicate ou com a turquesa, ele é grande. Você vai tracionar para cima do testículo com o burdizzo, ele vai romper todos os vasos sanguíneos, ele vai romper o cordão esperm’ático e vai romper também os nervos. Só não vai romper a pele. O animal fica castrado porque corta toda a circulação do testículo. Mas cuidado, o serviço tem que ser executado por um bom profissional porque senão pode deixar o animal roncolho e não castrar perfeitamente – e isso não é bom”, advertiu.

“Mas no bezerro, não. No bezerro tem que ser no canivete ou na borrachinha. A borrachinha também é legal”, completou.

Veterinário mostra como é feita a castração de bezerros ao nascimento

Leia também:

+ É aconselhável castrar bezerros Angus aos seis meses de idade?

Qual a idade ideal para castrar bezerros?

Ao nascimento ou sobreano: quais as opções do pecuarista na hora de castrar o boi?

Qual é a sua dúvida sobre castração em gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto: Armazém Agrícola / Reprodução Embrapa