Posso cruzar o Nelore Pintado com Nelore de pelagem tradicional?

Produtor do interior do estado de São Paulo quer saber se deverá obter bons resultados com a F1 resultante do cruzamento entre os dois tipos da raça zebuína

Um telespectador do interior de São Paulo, município de Pirassununga-SP, enviou recentemente sua dúvida ao Giro do Boi. Ele quer saber se terá bom resultado cruzando o Nelore de pelagem tradicional com o Nelore Pintado.

Para atender o criador, a produção do programa acionou o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

“O Nelore Pintado é uma variabilidade de pelagem. […] Tem o branco com preto e o branco com marrom. É muito comum utilizar o Nelore de pelagem branca, o Nelore padrão, convencional, como você chama, nos cruzamentos com Nelore Pintado”, adiantou Abreu.

De acordo com o especialista, o ideal é que se busque por meio do cruzamento aliar a beleza com a produtividade e eficiência econômica na F1. “Nós queremos também que o animal tenha um bom desempenho de peso à desmama, para quem faz cria, um bom desempenho para peso ao ano, ao sobreano, aliando isso às características reprodutivas, como precocidade sexual, aliando a características de habilidade materna. Então o gosto seu pelo tipo do Nelore Pintado é muito bem vindo, tanto que tem um mercado crescente para comercialização desta variedade de pelagem, e você pode realmente fazer o cruzamento nas diferentes pelagens. Repetindo: deve-se agregar a esta questão da cor, da variedade de pelagem, as características econômicas, porque assim você vai ter mais rentabilidade do seu negócio”, frisou.

+ Vou obter bons resultados cruzando o Tabapuã com Nelore?

+ Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?

Por onde começar o melhoramento do rebanho? Devo entrar em um programa?

+ Que DEPs devo buscar para aumentar o peso à desmama dos meus bezerros?

Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Semagro.ms.gov.br