Posso cruzar vacas Angus x Nelore com Devon no Triângulo Mineiro?

Produtor de Carneirinho-MG perguntou se terá sucesso se cruzar suas fêmeas F1 com reprodutores da raça britânica

O criador Luiz Antônio de Matos, que tem fazenda em Carneirinho, microrregião de Frutal, no pontal do Triângulo Mineiro, enviou pergunta para o quadro Zadra Responde que foi ao ar nesta sexta, 05. “Eu tenho aqui fêmeas meio-sangue Angus x Nelore. O que você acha de eu usar o Devon sobre elas?” questionou.

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, disse que o resultado positivo para o pecuarista depende de seu sistema de terminação.

“A pergunta é interessante. É uma dúvida recorrente – qual raça usar sobre as F1. Vale lembrar que quando nós pretendemos fazer cruzamentos entre raças, a gente tem que gerar heterose com adaptabilidade suficiente para o sistema de recria e engorda da fazenda. Se você vai fazer um animal superprecoce, desmamando esse tricross, esse cruzamento de Devon na F1, se você desmamar esse animal e jogar diretamente no cocho, você fará um ótimo cruzamento. Pode inseminar com Devon que será excelente esse tricross”, recomendou.

Devo continuar cruzando vacas Angus com touros da raça Devon?

No entanto, caso o produtor tenha a intenção de fazer uma recria menos intensiva, a indicação do zootecnista é outra. “A menos que você confine após a desmama, não sugiro que você use um europeu sobre a sua fêmea meio-sangue Angus x Nelore. […] Se você recriará caprichadamente esse animal a pasto, você pode usar um Braford, um Canchim, Santa Gertrudis, o próprio Brangus na F1 Angus. Lembre que esse animal tem um metabolismo um pouco mais alto do que o meio-sangue e você precisa proteger do calor, ou seja, precisa dar uma certa comida para ele. Não pode faltar comida. Então você dá uma suplementação caprichada para este tricross no pasto, esse tricross filho de Brangus, Braford, Canchim, Santa Gertrudis…”, ponderou.

O zootecnista falou ainda sobre aproveitar as fêmeas deste cruzamento. “Se você quiser aproveitar a sua fêmea tricross em casa, você usar fêmeas filhas dessa F1 como reprodutoras na sua fazenda, sugiro que você utilize as raças adaptadas, seja Caracu, seja Senepol, para fazer uma fêmea que fique em casa com pelo zero, que é a necessidade para quem quer aproveitar a filha desta F1”, acrescentou.

Qual o resultado do cruzamento do Senepol com matrizes F1 Nelore x Red Angus?

Cruzar touro Caracu com vaca Nelore vale a pena?

Zadra falou da possibilidade também de usar uma raça zebuína sobre a F1 Angus x Nelore. “Se você for usar Zebu sobre a F1, é uma excelente opção também. Para quem vai segurar a fêmea em casa, essa ¾ Nelore ou Zebu é muito boa. Lembro que você deve procurar touros Zebu com facilidade de parto alta, DEP para facilidade de parto excelente, ok? Essa é a dica que eu dou hoje”, finalizou o especialista.

Como evitar problemas de parto em novilhas F1 Angus?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

+ Que touros cruzar com fêmeas ½ sangue Angus x Nelore e Senepol x Nelore?

Confira a resposta na íntegra pelo vídeo abaixo: