Posso fazer semiconfinamento em pasto irrigado?

Zootecnista afirmou que irrigação reforça produtividade o sistema de engorda, mas tem pontos de atenção para ajustes de manejo e estrutura

A irrigação de pastagem pode servir como alternativa para o pecuarista que tem dificuldades em comprar ou bater o próprio concentrado para semiconfinamento. Em entrevista ao Giro do Boi, o zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, Pedro Veiga, gerente global de tecnologia da Nutron, marca de nutrição animal da Cargill, falou sobre o tema.

“A vantagem do piquete irrigado é que o pasto vai ter uma qualidade superior porque não vai secar como aquele pasto de sequeiro. E, como eu disse, como o pasto, principalmente no semiconfinamento tradicional, tem um efeito importante no desempenho do boi, quanto melhor for a qualidade desse pasto, menos eu vou precisar investir em ração. E geralmente melhor vai ser o desempenho. Então quem tem esta condição de ter pasto irrigado, vai ter um pasto de melhor qualidade”, confirmou Veiga.

No entanto, o zootecnista fez uma ponderação. “A única preocupação, evidentemente, é não deixar molhar a ração. Se molhar a ração, ela pode fermentar, estragar e o boi comer um pouco menos”, alertou.

+ Diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto

Outras dúvidas sobre o tema podem ser endereçadas ao especialista para o e-mail [email protected].

Veja a entrevista completa que o zootecnista Pedro Veiga concedeu ao Giro do Boi:

 

Foto ilustrativa: Tadeu Voltolini / Reprodução Embrapa