Posso fornecer DDG puro para o gado? Ele substitui quais ingredientes da dieta?

Zootecnista respondeu dúvidas de pecuaristas a respeito do coproduto resultado do processamento de etanol através do milho

No Giro do Boi desta segunda-feira, 24, a zootecnista e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Trouw Nutrition Josiane Lage atendeu produtores que enviaram dúvidas a respeito do uso do DDG na dieta de bovinos de corte.

A especialista já havia tratado do tema em entrevista concedida ao programa em maio de 2020. Relembre no link abaixo:

+ Coproduto do milho, DDG tem se mostrado boa alternativa para dieta bovina

“As principais dúvidas que chegaram para mim foram: eu posso fornecer esse DDG puro para os animais? E o que eu posso substituir por esse DDG?”, contextualizou Lage.

“A gente não vai fornecer o DDG puro para os animais. Nós precisamos combinar ele com outros ingredientes, de acordo com o seu sistema de produção. Ou seja, você pode utilizar ele na suplementação para vaca, em ração de creep feeding para bezerros, na fase de recria como suplemento e também pode utilizar o DDG como ingrediente em dietas de terminação”, disse a zootecnista.

+ Quanto custa criar um bezerro no creep feeding?

“Ele é um ingrediente muito versátil e pode substituir tanto a fonte proteica quanto a fonte energética da minha dieta ou do meu suplemento. É importante também você, produtor rural, avaliar o custo deste produto e quanto dele vai entrar na formulação do seu suplemento ou da sua dieta e se vai, realmente, trazer um ‘custo x benefício’ melhor. Ele é um ingrediente muito versátil, que vai ser combinado a outros nutrientes. Ele pode substituir o milho, a soja ou o farelo de algodão, seja o ingrediente que você está utilizando na sua fazenda, energético ou proteico, e a gente consegue um excelente resultado com relação ao desempenho dos animais quando estamos utilizando o DDG”, acrescentou.

“É importante ressaltar sempre ressaltar: consulte sempre um nutricionista capacitado para te ajudar a formular o suplemento na sua fazenda ou a dieta dos seus animais em terminação”, frisou Josiane.

Leia também:

Diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto

Confira a resposta completa no vídeo abaixo: