Posso substituir sal 60 ADE pelo sal 80 para minhas vacas de cria?

Criador do Paraná enviou pergunta que foi respondida por Daniel Guidolin, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram)

Nesta terça, 09, o novo presidente da Asbram, Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais, Daniel Guidolin, aproveitou sua participação no Giro do Boi para responder dúvida de um criador de Prudentópolis, no Paraná.

O pecuarista disse que está suplementando suas vacas de cria com sal 60 ADE e perguntou se poderia passar a suplementar com o sal 80, cujo preço é o mesmo.

“Eu acho que o (sal) com ADE não substitui as necessidades de macrominerais. A gente está falando de fósforo. Você misturar o 60 não significa que sua vaca está sendo suplementada em quantidade adequada de fósforo. Eu não sei como é sua terra, sua propriedade. Às vezes você tem um capim que já entrega isso, então poderia, sim, dar um 60. Mas a gente está entrando em um momento de seca, então a principal necessidade das pastagens agora, provavelmente, vai ser proteína”, ponderou Guidolin.

Análises laboratoriais de solo e pastagem podem determinar volume ideal de suplementação

“Eu recomendaria que você olhasse para o suplemento com ureia ou pelo menos suplemento proteico. […] Você vai ter um consumo 20% superior ao mineral e os preços são equivalentes, então vamos falar que você vai ter um desembolso maior. Porém sua vacada provavelmente vai ficar muito melhor porque agora é o momento de aproveitar […] melhor a forragem. […] Minha recomendação seria ir mais para esse caminho do que você substituir o sal 60 ADE por um 80”, apontou.

Guidolina fez alerta também para o produtor evitar a intoxicação por ureia, colocando no cocho uma quantidade maior do que a recomendada. “Também é importante dizer que os produtos com ureia têm um nível adequado de manejo e uma pequena adaptação, e aí uma empresa qualificada, uma empresa que esteja dentro da Asbram, é capaz de orientar bem o produtor. Quem puder procurar por empresas e quiser tirar dúvidas, a Associação tem lá dentro do site dela o link dos associados para vocês escolherem o que melhor atender”, recomendou.

+ Confira a lista de empresas associadas da Asbram e como entrar em contato

Leia também:

Como suplementar as diferentes categorias de bovinos em meio à seca?

Improdutividade à vista: 30% das fazendas ainda suplementam gado com sal branco

Veja a entrevista completa com Daniel Guidolin ao Giro do Boi desta terça, 09: