Preços da carne bovina na Europa sofrem queda com segunda onda de covid

Reportagem do jornal Valor Econômico confirmou que importadores europeus pediram postergação do embarque de novas cargas

Em reportagem publicada nesta sexta-feira, dia 06 (Nova onda de covid derruba preços da carne bovina na UE), o jornal Valor Econômico alertou para queda de preços da carne bovina após novo confinamento social em países da União Europeia que são consumidores do produto brasileiro, sobretudo de cortes nobres como filé mignon e bife ancho (corte do contrafilé).

Conforme declarou Antônio Camardelli, presidente da Abiec, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, ao Valor Econômico, a situação preocupa as empresas do setor. Camardelli acrescentou que o novo lockdown prejudica o desempenho das vendas em estabelecimentos como restaurantes e redes de fast food.

A reportagem informa que o preço do filé mignon despencou 20% de agosto a novembro, saindo de US$ 9,5 mil por tonelada para US$ 7,5 mil. Com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o veículo de comunicação destacou ainda que as exportações brasileiras de carne bovina à União Europeia tiveram queda de 12% em volume e 8,5% em receita neste mesmo período em 2020 quando comparado ao desempenho de 2019.

A publicação chama atenção ainda para certa desvantagem do Brasil em relação a países concorrentes. Uruguai e Argentina, por exemplo, têm acesso à cota 481, que isenta de tarifas de importação de carne bovina produzida a partir de animais confinados.

Ainda na reportagem do Valor Econômico, o presidente da Abiec confirmou que os frigoríficos brasileiros receberam pedidos de importadores europeus para postergar o embarque de cargas já programadas para deixar o País.