Pretendo usar Brangus e Senepol em vacas F1 Angus. O que fazer com os tricross?

Criador com propriedade no interior de SP quer saber se é recomendável vender machos e fêmeas, engordar todos os F2 ou tirar crias das fêmeas antes do abate

Giro do Boi Responde’ nesta quinta, 1º, o criador Marcelo Della Vecchia, de Monte Alto, interior de São Paulo.

Ele explicou que possui confinamento e pivô central na pastagem da fazenda, tem matrizes F1 Angus em seu plantel e que, sobre estas fêmeas, jogou touros Brangus e Senepol. A partir desta situação, ele quer saber o que se recomenda que faça com os animais tricross: vender machos e engordar as fêmeas, engordar macho e fêmea ou mesmo tirar algumas crias desta F2 para depois abater mais pesada.

Quem atendeu Marcelo foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“A gente tem sempre que pensar no mercado. O mercado está muito bom hoje para bezerro macho. Esse tricross, esse Senepol sobre a F1 Angus, é um animal rústico, que pode ser recriado muito bem a pasto e vai ser um animal muito precoce, então o ideal é você vender esses machos e, as fêmeas, tirar duas ou três crias para matá-las pesadas. O Brangus sobre a F1 Angus também vai dar um animal muito bom. É uma fêmea menos rústica, mas mais pesada, e um macho mais pesado. Então, se você for escolher um macho dessas duas raças, eu indico que você segure o Brangus na F1 porque você falou que tem um sistema intensivo que poderia engordá-lo e fazer um animal pesado”, recomendou Zadra.

+ Brangus ou Senepol: que touro cruzar com minhas novilhas F1 Angus?

Qual o resultado do cruzamento do Senepol com matrizes F1 Nelore x Red Angus?

O zootecnista aproveitou visita à Fazenda N’Kara, em Juara-MT, para conversar com seu amigo pessoal, o médico veterinário Adriano Pires, o “Branco”, sobre a seleção da propriedade para produção de carne de qualidade (veja exemplo no link abaixo).

+ Boiada precoce chega ao peso médio de 22,6@ após 110 dias em cocho; veja fotos

“Realmente a fazenda já vem há alguns anos fazendo o cruzamento com foco na melhoria da qualidade de carne e depois, quando o doutor Newton Kara José assumiu a propriedade com uma equipe técnica muito boa aqui eles partiram para esse tipo de serviço e com muita qualidade”, resumiu o veterinário.

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja no vídeo abaixo a conversa completa de Zadra com Adriano Pires e sua resposta ao pecuarista:

Imagem ilustrativa: Brangus em F1 Angus e Senepol em F1 Angus / Reprodução Crossbreeding.com.br