Inmet alerta para temporais no Matopiba e granizo no Centro-Sul nesta 6ª

Além da previsão do tempo no Giro do Boi para este fim de semana, meteorologista também projetou as para a semana seguinte com mais expectativas de chuvas

O meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, coordenador regional do instituto, destacou em participação no Giro do Boi desta sexta, 05, uma previsão do tempo com tempestades espalhadas pelo Brasil.

Primeiramente o alerta veio para Norte/Nordeste. “A imagem de satélite desta quinta-feira indicava a formação de tempestades em grande parte da Bahia, pegando toda a região do Matopiba, entre o sul do Maranhão, Piauí e a divisa com Tocantins. Então essa região estará com bastante precipitação”, confirmou.

Segundo Schneider, a região poderá receber mais do que 100 mm de chuvas.

Além disso, o especialista também falou sobre condição para tempestades na metade sul do Brasil. “Tem tempestades de caráter muito isolado, de forma irregular. Tem até uma perspectiva na sexta-feira de ter uma área de granizo, mas as chuvas são de caráter mais passageiro, transitório. Não são tão generalizadas e não duram muito tempo”, ponderou.

Conforme constatou Schneider, “os mapas de tempestades mostram que para sexta-feira, ao norte do Rio Grande do Sul, principalmente entre Santa Catarina e talvez o centro-oeste do Paraná, divisa com São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul devem ter chances de granizo com chuva localmente forte na virada da tarde para o início da noite da sexta-feira”.

Enquanto isso, continuou o meteorologista, “no sábado, as áreas diminuem de intensidade, mas avançam entre o norte do Paraná e principalmente São Paulo, centro-norte de Mato Grosso do Sul. E depois ficam nessa área de divisa entre o Triângulo Mineiro, sul de Goiás, principalmente entre domingo e segunda-feira”.

PRÓXIMA SEMANA

Posteriormente o especialista projetou a previsão do tempo para a semana que vem. “A perspectiva para a outra semana, terça (09/11) e quarta (10/11), é que a umidade fica mais concentrada entre a parte do centro-norte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, avançando praticamente em toda a região Centro-Oeste e Sudeste, pegando a região do setor amazônico. Então tem instabilidade prevista para aquelas regiões”, disse.

Em resumo, concluiu o meteorologista, “é que algumas áreas do centro-norte de Mato Grosso, a parte norte de Goiás, principalmente aqui na divisa com Tocantins e regiões da Bahia, do interior, e sul do Matopiba, vão ter precipitação acima de 120, podendo passar de 150 mm nesses próximos dias da semana que vai até o dia 10/11. Então bastante chuva, bastante precipitação e muita umidade disponível nessas regiões”, finalizou.

No vídeo a seguir, confira a previsão do tempo com tempestades para esta sexta, 05/11, e próximos dias:

Foto: Reprodução / Portal Goiás

Sair da versão mobile