Previsão do tempo para próxima semana é de chuvas localizadas e temperaturas elevadas

Segundo meteorologista do Inmet, situação é mais crítica no estado da Bahia, que registrou forte calor e muito pouca chuva

Nesta sexta, 11, o coordenador do Inmet e meteorologista Marcelo Schneider afirmou que o destaque do tempo neste início de 2019 tem sido as chuvas localizadas e as temperaturas elevados por todo o Brasil.

Nestes primeiros dias de janeiro, houve chuva de 200 mm a 300 mm na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, com locais em que a precipitação passou dos 400 mm. Também no Sul do Amazonas e entre o MT e RO aconteceram chuvas locais com clima quente. Em contrapartida, Minas Gerais e principalmente a Bahia tiveram situações mais críticas com temperaturas elevadas, mas muito pouca chuva.

A situação deve se manter para a próxima semana, em que, segundo o meteorologista, a previsão é de manutenção de chuvas na fronteira Oeste do RS,  também em SC e leste do PR e no Centro Norte, entre MT, AM, PA e RO.

“Vai o aviso de cautela. Entre o Norte de São Paulo, Minas Gerais e região da Bahia, Goiás e Tocantins, as chuvas desta (próxima) semana serão de caráter isolado e com temperaturas bastante elevadas”, complementou.

Veja os mapas das chuvas e todas as previsões do Inmet pelo vídeo abaixo: