Profissionais do transporte boiadeiro se planejam para os desafios da estação chuvosa

Problemas pontuais na busca do boi gordo nas fazendas começam a surgir por todo o país; confira as regiões que historicamente têm mais dificuldades nesta época

Os profissionais envolvidos com o transporte boiadeiro já estão preparados para os desafios que aumentam conforme se consolida a volta das chuvas por todo o Brasil. Atoleiros, quedas de pontes e rios que transbordam reforçam o grau de dificuldade no manejo nesta época do ano. Para amenizar a situação, os escaladores de gado das unidades da Friboi de todo o país estiveram reunidos recentemente em Campo Grande-MS para alinhamento entre equipes antes da estação chuvosa se estabelecer de fato.

Os profissionais desempenham importante papel como elo entre motoristas, pecuaristas e originação (compra de gado) e devem ter habilidade para receber as demandas e dedicarem o melhor motorista e carreta para cada tipo de viagem, programar itinerários, estar informado sobre possíveis dificuldades e montar o roteiro de forma personalizada.

“Envolvemos nosso time (cerca de 30 pessoas) no alinhamento da rotina dos escaladores. […] Capacitar estes novos integrantes, reciclar aqueles que já fazem parte, que têm história no time da TRP (transportadora que integra o grupo da indústria), criar uma sinergia entre as unidades, fortalecer o time, trabalhar em equipe e realmente focar sempre no atendimento ao cliente. Nossa prioridade é atender o cliente com qualidade, pontualidade e segurança e estar atentos aos problemas”, disse nesta sexta, 11, ao Giro do Boi a supervisora de recursos humanos da empresa, Fernanda de Ávila Silva Falco.

Os obstáculos para as carretas boiadeiras já estão aparecendo pontualmente no país com a volta das chuvas. No Norte do País, sobretudo no Bioma Amazônico, como Norte do MT, RO e PA, estados com quantidade maior de estradas de terra, já surgem as dificuldades de logística.

No quadro Giro na Estrada, os registros do atoleiros vieram de Marabá-PA e São Sebastião da Grama-SP. Já da região de Santana do Araguaia-PA veio um bom exemplo de poder público se mobilizando e reformando estradas pouco antes do início do período de maior exigência. “Mesmo no Pará a gente já está em época de chuva, mas com planejamento, com união, a gente consegue reverter muitos quadros e é um exemplo que a gente pode mostrar para as outras regiões que ainda não estão com este índice pluviométrico alto e conseguem ainda fazer um trabalho de recuperação e evitar problemas futuros. A gente está iniciando mais forte esta época das chuvas, então necessitamos desta força-tarefa”, reforçou Leonardo Vieira, coordenador de logística do boi gordo da Friboi.

Veja o quadro Giro na Estrada desta sexta, 11, na íntegra pelo vídeo que segue: