Protocolos premiam pecuaristas e sinalizam preferências do mercado por carne de animais jovens

Carne produzida a partir de animais erados, com mais de 4 dentes incisivos permanentes, encontra obstáculos para comercialização por conta de restrições do consumidor

Em entrevista concedida ao Giro do Boi desta quarta, 17, o gerente regional de originação da Friboi para os estados de Goiás e Bahia, Hélio Gomes, destacou a participação de pecuaristas nos principais protocolos de remuneração para a entrega de animais de qualidade, como o 1953, o Nelore Natural e o Sinal Verde.

Para Gomes, os protocolos premiam os produtores de carne de padrão superior ao passo que sinaliza importantes preferências do mercado doméstico e externo também. “Eu quero falar ao pecuarista do zelo, do capricho que nós temos que ter para atender os nossos mercados. Para se preocupar em abater seu gado mais jovem. Hoje, para atender todo e qualquer tipo de mercado, como o de exportação, o boi tem que morrer com até 30 meses de idade, ou 4 dentes (incisivos permanentes). Esse gado mais velho, que a gente não está deixando de abater, fica restrito a outros mercados”, explicou o gerente, reforçando a dificuldade na captura de valor pela carne de animais erados.

Gomes aproveitou para agradecer os pecuaristas que participaram do abate inaugural do Protocolo 1953 na unidade de Mozarlândia-GO:

– Fazenda Floresta, da JBJ Agropecuária LTDA, em Nazário-GO;
– Fazenda São Sebastião, de Mariana Quintino Villela de Carvalho, em Jussara-GO;
– Fazenda Vista Alegre, de José Francisco Ferreira de Sena, em Porangatu-GO;
– Fazenda Nossa Senhora Aparecida, de Célio José Simões de Lima, em Crixás-GO;
– Fazenda Piratininga, da Nova Piratininga Emp. Participações, em São Miguel do Araguaia-GO.

O próximo abate no Protocolo 1953 está previsto para o dia 14 de maio.

Já o protocolo Nelore Natural está disponível para associados da ACNB todas as unidades Friboi, incluindo nos estados de Goiás e Bahia. Ainda neste ano, a regional irá receber três etapas do Circuito Nelore Natural, com as seguintes datas e locais:

– 13 e 14 de agosto em Mozarlândia-GO;
– 1º e 02 de outubro Goiânia-GO;
– 05 e 06 de novembro em Itapetinga-BA.

O gerente ilustrou o engajamentos dos produtores do novo protocolo feito em parceria com a ACNB com visita ao Confinamento MP, do pecuarista Mário Pinto, que abateu recentemente novilhas Nelore com 18 meses de idade. “Essa é a colaboração que o Nelore tem dado à pecuária brasileira”, disse Mário Pinto.

Veja a participação completa de Hélio Gomes no Giro do Boi pelo vídeo abaixo: