Quais as principais doenças de pele em bovinos e seus tratamentos?

Pecuarista deve contar com ajuda de um veterinário para ter diagnóstico correto, já que as doenças são similares entre si, mas os tratamentos são diferentes

O pecuarista Élton da Silva, de Rondon do Pará-PA, enviou recentemente sua dúvida ao Giro do Boi, explicando que tem bezerros Nelore cujos pelos estão caindo e os animais estão ficando “só no couro”. Que males podem estar acometendo seus animais?

O médico veterinário André Pacheco, gerente técnico da MSD Saúde Animal, disse que diversas doenças de pele em bovinos podem ter os mesmos sintomas, portanto para ter certeza de qual problema ele está enfrentando em sua fazenda, ele deve contar com a ajuda de um profissional habilitado.

“As doenças de pele em bovinos podem ser de diferentes origens, diferentes causas, e elas são muito parecidas entre si. Elas podem ser confundidas muito facilmente umas com as outras, então a primeira recomendação é chamar um médico veterinário para fazer um exame clínico minucioso e, a partir daí, determinar qual é o diagnóstico. E então a gente vai traçar quais são as medidas preventivas e qual o melhor tratamento para cada tipo de doença”, esclareceu.

Pacheco então fez uma lista de algumas das principais doenças de pele em bovinos e suas causas. “Tem a dermatofilose, que é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, e a dermatofitose, que também é uma doença doença infectocontagiosa e que inclusive é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para humanos, que é causada por um fungo. Então a dermatofilose por bactéria e a dermatofitose por fungo. Elas têm alguns fatores em comum, por exemplo, a queda de imunidade nos animais. Animais em ambiente muito quente e muito úmido são alguns dos fatores que podem causar esta doença, porém os tratamentos delas são diferentes”, informou o veterinário.

“A dermatofilose, por ser bactéria, a gente vai trabalhar com antibioticoterapia. A dermatofitose, por ser fungo, a gente vai fazer tratamento tópico, um tratamento local com um banho ou uma pulverização de iodo, por exemplo”, revelou.

O veterinário falou sobre outras doenças não infecciosas. “A gente pode ter também a fotossensibilização, conhecida em alguns lugares como requeima. Esta requeima normalmente acontece pela ingestão de toxinas pelos bovinos, toxinas que são produzidas por fungos e que estão nas pastagens de braquiária mal manejada, ou a ingestão de plantas tóxicas que contenham toxinas que vão causar lesões no fígado do animal, e aí vão predispor estas lesões cutâneas nos bovinos. E aí o tratamento também é outro. De preferência a gente coloca esses animais na sombra e vai fazer um tratamento local nas feridas, por exemplo, com uma pomada cicatrizante nas feridas. Outra terapia que a gente pode fazer é com um antitóxico para melhorar as funções hepáticas e a gente faz também um antibiótico pensando na prevenção de uma infecção secundária de pele que podem acometer estes animais”, concluiu.

Apliquei super dose de vacina contra 7 males em meu bezerro. O que fazer?

Como minha fazenda pode produzir bezerros acima da média no Brasil?

Qual a melhor prática de cura de umbigo e por quantos dias devo fazer?

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Confira a resposta completa de André Pacheco:

Foto: Reprodução / Embrapa