Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?

Dúvida enviada por criador de Morada Nova de Minas-MG foi esclarecida pelo gerente de fomento da ABCZ, o zootecnista Ricardo Abreu

“Quais as vantagens de ter o Nelore PO em relação ao Nelore comercial?”, questionou o criador Ronaldo Moreira, de Morada Nova de Minas-MG, em pergunta enviada à produção do Giro do Boi. A dúvida foi respondida no programa desta quarta-feira, dia 19, pelo zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

“Hoje o que dá segurança para gente em relação a conhecer os nossos animais é a informação. O registro que provém da ABCZ, que é a marca do caranguejo na face do animal, não é só realmente aquela marca. É o que tem por trás da marca”, adiantou Abreu.

“E o que tem por trás da marca é toda acuidade das informações, até mesmo antes de o animal nascer, através da comunicação da cobertura, seja por inseminação ou por monta natural, sobre os pais desse bezerro. É informação de nascimento e também as informações das coletas de todos os pesos dentro das raças de corte, já que o senhor fala que está criando Nelore, dentro de todas as idades padrão: peso à desmama, ao ano, ao sobreano, a medida de perímetro escrotal, por ultrassonografia, as avaliações lineares de carcaça. Então toda acuidade destas informações os animais Nelore registrados, ou Nelore PO, seguem realmente”, assegurou o especialista.

Abreu destacou como funciona, na prática, a rotina de mensurações para os criadores que aderem ao registro de seu plantel. “Pelo menos em duas visitas ao ano vai estar presente na sua propriedade o técnico de campo da ABCZ, quando ele vai auxiliar, fazer as avaliações tanto das pesagens, mas também as avaliações lineares de carcaça, que é a nota de EPMURASestrutura, precocidade, musculatura, umbigo, racial, aprumo e características sexuais. Então a ABCZ disponibiliza todo o seu know-how para que você tenha realmente acuidade das informações dos seus animais Nelore PO”, finalizou.

+ Posso confiar na avaliação genômica dos meus tourinhos?

+ Por onde começar o melhoramento do rebanho? Devo entrar em um programa?

Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista a resposta completa de Ricardo Abreu no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / ABCZ