Qual a importância da uniformidade dos lotes no transporte boiadeiro?

Apartação bem feita reduz custos, os riscos de lesões e o estresse, aponta especialista em logística

A padronização de animais é fator fundamental para a produtividade do transporte boiadeiro. Formar lotes homogêneos em peso e categoria otimiza a lotação das cargas nos caminhões e evita lesões, seja por falta de apoio dos animais ao longo da viagem ou por disputas entre indivíduos em um mesmo compartimento. O assunto foi destaque do Giro na Estrada exibido no programa desta sexta, 02.

“Se ele fizer um lote padronizado e uma apartação bem feita, ele consegue diminuir a quantidade de veículos que ele vai contratar. Colocando animais de uma maneira mais homogênea o possível para formar esta carga, ele consegue ter ganho de frete, pode contratar menos veículos para chegar na fazenda dele e com isso acaba tendo menos gasto. A despesa dele ficar bem menor. É um ponto de atenção para o pecuarista poder formatar as próximas cargas dele”, explanou.

O bem-estar também é contemplado com o manejo pré-embarque realizado adequadamente, pois resolve certos problemas da viagem. “Quando você trabalha com animais grandes no meio de animais pequenos, você tem espaços sobrando dentro do veículo, então os animais não conseguem se equilibrar. Um animal acaba não se apoiando no outro. Então acaba tendo um aumento no risco de queda”, acrescentou Vieira.

Em entrevista recente ao Giro do Boi, a pesquisadora da Ivanna Moraes de Oliveira, graduada, mestre e doutora em zootecnia que atua pela Apta, tratou do tema. Veja no link abaixo:

Chances de lesões em carcaças saltam de 13% para 140% com estruturas da fazenda em más condições

Veja também:

Formação correta de lotes para embarque é saudável para o animal e para o bolso do pecuarista

Além de destacar que o preenchimento dos compartimentos das carretas com lotes padronizados é bem feito, Vieira também usou como argumentou a redução do estresse que acontece se há cuidado com a apartação. “Vamos dizer que você coloca um marruco no meio de fêmeas, fazendo o embarque em um veículo só. Se você já tem dificuldade de manejar ele no curral, dentro da fazenda, imagine a dificuldade que isso vai gerar dentro do caminhão. Então quando você puder fazer um processo de apartação bem feito e homogeneizar estas categorias, é melhor, mesmo que trabalhe com pesos diferentes, mas a categoria é muito importante trabalhar apartando marrucos, vacas, novilhas, bezerros, fazendo a distribuição de uma maneira que fique o mais igual possível dentro do compartimento dentro do curral e do caminhão”, destacou.

Veja o quadro Giro na Estrada na íntegra no vídeo abaixo: