Qual a melhor prática de cura de umbigo e por quantos dias devo fazer?

Veterinário respondeu pecuarista do município de Glorinha-RS sobre produto, tempo de aplicação e tratamentos paralelos para reforçar saúde do recém-nascido

Nesta quinta, 21, durante o Giro do Boi, o médico veterinário e gerente técnico da MSD Saúde Animal, André Pacheco, respondeu dúvida da pecuarista Flávia Fernandes, do município de Glorinha, no Rio Grande do Sul. Ela comprou uma chácara e tem cerca de vinte vacas, sendo que algumas estão prenhes, por isso começou a ler sobre o manejo destas matrizes. “Qual a melhor prática de cura de umbigo?”.

“A cura do umbigo é um dos principais manejos logo após o nascimento dos bezerros, o qual evita diversas infecções e outro problemas que esses animais podem ter no futuro. Primeiramente a gente faz essa prática logo após o nascimento, o mais cedo possível, desde que não atrapalhe a primeira mamada”, disse o veterinário.

Baixe aqui o manual de Boas Práticas de Manejo de Bezerros ao Nascimento

“A gente começa verificando o tamanho do cordão umbilical. Esse cordão não deve passar de dez centímetros, em torno de quatro a cindo dedos. Caso passe de dez centímetros, a gente recomenda cortar esse excesso. (A cura) pode ser feita com soluções de iodo a 10% e a gente aplica ele dentro do cordão umbilical, por exemplo, com uma seringa estéril. Ou a gente mergulha o cordão umbilical em um frasco de boca larga durante 20 a 30 segundos. Preferencialmente a gente faz essa pratica duas a três vezes ao dia durante três dias”, recomendou.

“Em geral, a gente também recomenda a utilização de um endectocida injetável para evitar a formação de miíases”, concluiu.

Apliquei super dose de vacina contra 7 males em meu bezerro. O que fazer?

Média brasileira de mortalidade de bezerros chega a 9%; veja 7 dicas para diminuir o índice

Mães de primeira viagem, novilhas Nelore chamam atenção por docilidade com manejo dos bezerros

Como cuidar dos bezerros das vacas de primeira cria?

Como transformar sua fazenda em uma máquina de colher bezerro – e dinheiro?

Veja a resposta completa no vídeo abaixo:

 

Foto: Reprodução / Embrapa