Qual a melhor raça para cruzar com fêmeas meio-sangue Senepol no Maranhão?

Raças recomendadas são diferentes conforme o tipo de reprodução escolhida: monta natural ou inseminação artificial; veja no quadro Zadra Responde

“Eu tenho matrizes Senepol x Nelore aqui no Maranhão e pretendo utilizar touros de terceira raça para fazer o cruzamento sobre estas matrizes. Qual raça de touros você recomenda aqui para o Maranhão para gerar ganho de peso e novamente uma matriz de qualidade?”

Esta foi a pergunta feita pelo pecuarista Gervaldo Sales, com propriedade no município de Lago da Pedra, localizado na Região de Planejamento dos Imigrantes do Maranhão, e respondida no quadro Zadra Responde pelo zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“Para obtermos sucesso utilizando touros no Brasil tropical, nós temos que usar touros taurinos adaptados. Como você já usou Senepol, a segunda raça adaptada ao calor úmido é o Caracu. Ao calor seco seria o Bonsmara. Mas para o Maranhão, a gente recomenda uma outra raça tropical para o calor úmido, e seria o Caracu. Utilizando o Caracu, que é uma raça de grande porte, sobre a sua meio-sangue Senepol x Nelore, que é um biotipo britânico, você vai ter complementaridade em termos de produção fenotípica e vai fazer um boi de bom tamanho com pelo zero, novamente 100% tropical”, indicou Zadra.

No entanto, Zadra revelou que o resultado do tricross pode ser ainda melhor caso o produtor opte pela inseminação. Nesse caso, abre-se outro leque com mais raças que podem ser utilizadas no cruzamento.

“Eu recomendo que você tente inseminar estas meio-sangue Senepol x Nelore com uma raça europeia de maior porte, seja um Simental, um Black Simental ou mesmo um Angus de grande porte ou um Hereford de grande porte. Você vai ter um sucesso ainda maior do que o uso de um taurino tropical novamente porque você pode ter um metabolismo um pouquinho maior se você usar um europeu na meio-sangue Senepol x Nelore”, instruiu.

Veja outros links do quadro “Zadra Responde”:

Brangus ou Bonsmara: qual gera mais heterose no cruzamento com Nelore?

Como devo cruzar o Angus na minha fazenda? Zadra responde!

Como funciona o cruzamento industrial rotacionado?

Touro Braford dá certo em vaca F1?

Qual a diferença de trato do boi meio-sangue Angus para o Brangus ⅝?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa de Zadra no vídeo abaixo:

 

Foto: Reprodução / Senepol.org.br