Qual é o melhor touro para cruzar com minhas vacas Tabapuã?

Criador de Uberlândia, em Minas Gerais, quer saber se escolhe Bonsmara ou Nelore Pintado, mas zootecnista acrescentou outra alternativa; saiba qual é

“Estou em dúvida de qual touro tem melhores resultados nas vacas Tabapuã: Bonsmara ou Nelore Pintado?”, questionou Walter de Jesus Garcia, criador em Uberlândia-MG.

Quem orientou o pecuarista foi o zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ricardo Abreu.

“Se o senhor já tem as vacas Tabapuã, acredito que é porque essas vacas atendem seu sistema de produção. E como sugestão eu indicaria que o senhor continuasse utilizando ou verificasse a possibilidade de utilizar touros Tabapuã PO nessa vacada”, salientou Abreu, sugerindo uma outra opção ao produtor.

“Ao utilizar uma outra raça, ou Bonsmara ou Nelore Pintado, ela vai agregar um pouco de heterose, a complementaridade entre as raças, mas na raça Tabapuã, assim como em todas as raças zebuínas, nós temos tanto as matrizes avaliadas quanto os touros disponíveis avaliados em características econômicas, em características de funcionalidade e padrão racial adequado ao seu sistema de produção com várias opções. Com certeza no mercado de touros da raça Tabapuã, seja por monta natural, seja por inseminação artificial, o senhor terá um portfólio grande de opções que, com certeza, esses touros vão atender ao seu sistema de produção e a complementaridade das características das suas vacas Tabapuã”, justificou.

“Nós, da ABCZ, temos disponíveis as informações das avaliações genéticas de todas as raças zebuínas para consulta pública. É só acessar abcz.org.br e, na aba PMGZ, avaliações genéticas de corte 2020/2. Ali o senhor vai ter atualizadas todas as avaliações genéticas de todas as raças zebuínas, inclusive a raça Tabapuã, da qual fazem parte as suas vacas”, indicou.

+ Acesse aqui a consulta pública das avaliações genéticas do PMGZ

Leia também:

Vou obter bons resultados cruzando o Tabapuã com Nelore?

+ Vou manter volume de produção de leite cruzando vacas Girolando com Tabapuã?

+ Mesmo com tragédia familiar, empresária se tornou “rainha” da laranja e do Tabapuã

Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista a resposta de Ricardo Abreu pelo vídeo a seguir:

Foto  ilustrativa: Reprodução / Facebook ABCT