Qual é o peso ideal para começar a IATF em novilhas Nelore?

Criador de Mundo Novo-MS perguntou ainda se a raça escolhida para fazer a IATF em novilhas Nelore influencia no momento ótimo de iniciar o manejo reprodutivo

Em participação no Giro do Boi desta quinta, dia 24, o zootecnista Rafael Cassiolato, consultor técnico da GlobalGen, tirou mais uma dúvida sobre o momento ideal de começar a IATF em novilhas Nelore. Agora, a dúvida veio de Mundo Novo-MS, de onde o telespectador Sérgio Moraes perguntou o peso ideal para começar esse manejo reprodutivo com sêmen Angus.

Segundo Cassiolato, dois fatores pesam nesta decisão: peso e idade. “Numa situação extensiva de gado a pasto, que provavelmente é esta a situação em MS, as novilhas Nelore devem ter entre 18 e 24 meses. Além disso, o peso deve estar variando de 280 a até 330 kg de peso vivo”, respondeu.

“Dessa forma, provavelmente a grande maioria das novilhas estará na puberdade. Isso vai proporcionar uma taxa de prenhez maior no caso do uso de protocolos de IATF em novilhas Nelore”, confirmou.

ESCOLHA DA RAÇA

Em conclusão, Cassiolato ressaltou que a raça que o criador escolher para fazer a IATF em novilhas Nelore não interfere no momento ideal do manejo reprodutivo. Sob o mesmo ponto de vista, a qualidade do material genético é o que influencia no resultado. “Independente do sêmen, se for de Angus, de Nelore, vamos escolher uma empresa de qualidade para que a gente tenha informações, principalmente da fertilidade desse touro”, salientou.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre IATF. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp , pelo número (11) 9 5637 6922 ou pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre IATF em novilhas Nelore: