Qual imposto pagar em propriedades próximas à cidade: IPTU ou ITR?

Consultor jurídico responde se é possível ter um imóvel submetido ao pagamento do ITR mesmo localizado dentro do perímetro urbano

Terça-feira é dia de novo conteúdo para o quadro Direito Agrário. E neste dia 28, o advogado, professor de pós-graduação de direito agrário e ambiental, consultor jurídico e sócio-diretor da P&M Consultoria Jurídica, Pedro Puttini Mendes, respondeu uma dúvida comum para vários proprietários que o procuraram nos últimos dias: qual imposto pagar nas fazendas que estão próximas às zonas urbanas: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou o ITR (Imposto Territorial Rural)?

Algumas prefeituras buscam receber o IPTU, mais caro do que o ITR. Mas caso a propriedade, mesmo envolta pelo crescimento urbano, tenha função na produção agropecuária, deve atender à legislação agrária. “O critério correto seria obedecer a destinação econômica deste imóvel. Ela é quem deve prevalecer sobre a classificação topográfica e, para isso, nós nos remetemos a um conceito trazido pelo Estatuto da Terra”, informou Puttini.

Veja todas as indicações do consultor jurídico pelo vídeo abaixo. Mais dúvidas podem ser enviados para o e-mail [email protected].