Qual o jeito certo de usar o capim Capiaçu na alimentação do gado?

Consultor tirou dúvidas de pecuaristas de todo o Brasil sobre o uso correto do clone de capim-elefante desenvolvido pela Embrapa na dieta do gado de corte e de leite

Em participação no Giro do Boi desta quinta, dia 02, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, tirou as dúvidas de ao menos cinco produtores de diversas regiões do Brasil sobre o uso do Capiaçu na dieta dos bovinos.

Confira a seguir:

– O Capiaçu virou febre nas fazendas e sítios, mas como saber mesmo qual o verdadeiro Capiaçu? (Erisvaldo Oliveira)

Pires: “Se você olhar um capim-elefante Napier normal, comum, e olhar o Capiaçu, você vai identificar o Capiaçu. O Capiaçu é mais alto, ele é um capim que chega a mais de quatro metros de altura, tem um verde muito bonito, muito intenso. A folha dele é bem mais larga do que a do Napier, os nós deles são maiores no colmo e mais amarelados. Ele é uma planta que fica mais em pé e não deita muito, não acama muito, isso é muito bom porque facilita a colheita dele. […] O florescimento dele é tardio, então você vai ter esses posicionamentos e vai conseguir enxergar”.

– Quero saber como faço o plantio e a silagem do Capiaçu. (Alex da Silva Ribeiro, de Floresta do Araguaia-PA)

Pires: “Escolha um terreno o mais plano possível, ou ligeiramente inclinado, um terreno que permita mecanização da área para entrar com trator e ensilando o material sem ter problemas de encharcamento, que não seja uma área de várzea e que não escorra água ali e vá provocar um encharcamento, principalmente no Pará”.

“Você vai fazer um bom preparo de solo, um preparo convencional para deixar a terra bem solta e bem descompactada. Depois você vai abrir sulcos de 20 a 30 cm de profundidade. […] Você vai trabalhar com espaçamento de 80 cm a 1,20 m. E como você vai chegar nesse número exato? Olhe a banda de rodagem do seu trator para que o pneu do trator não coincida com nenhum sulco. O pneu do trator não pode passar em cima das touceiras, ele deve passar entre uma touceira e outra. Então você vai dimensionar o espaçamento de forma a permitir que você rode com o trator, com a carreta sem prejudicar as touceiras, sem que passar com o pneu em cima das touceiras”.

– Queria saber mais um pouco sobre com quantos metros pode se cortar o Capiaçu para poder fazer uma silagem boa para gado de leite. (anônimo)

Pires: “Vem crescendo demais o uso do Capiaçu! Ele é muito bom, dá uma excelente silagem e eu gosto muito de trabalhar com o Capiaçu como silagem. Faça silagem do capim com uma boa compactação, hoje existem inoculantes específicos para a gente trabalhar, para fazer a silagem dele, e você vai ter um excelente resultado. Por que eu gosto de fazer a silagem e não o corte todos os dias? O fato de você cortar diariamente e ofertar no cocho vai fazer com que todo dia você tenha um capim num estágio diferente de crescimento e isso vai virar uma bagunça muito grande na sua capineira, o que acaba levando a uma vida mais curta da capineira. O ideal é você cortar toda de uma vez, fazer todos os tratos culturais certinhos, depois não entre mais na capineira. Você só vai entrar dali a 40, 60 dias. Então entra-se menos, judia menos, estraga menos e aumenta a vida da capineira”.

+ Veja aqui o ponte de corte ótimo do Capiaçu para silagem

– Queria que o especialista em nutrição animal fizesse uma formulação do capim Capiaçu para vaca de leite. O preço dos insumos estão muito caros, então queria saber se poderia dar o Capiaçu in natura, com o milho, núcleo mineral e uréia. Se sim, qual seria a formulação dessa ração e o teor proteico para vacas de leite? (Armando Quaresma Trigueiro Filho, conhecido como Armandinho, de Baixio-CE)

Pires: “Armandinho, isso é bastante complexo. Eu recomendaria que você consultasse algum zootecnista da sua região para ele fazer a formulação e ele vai avaliar também a condição corpórea do seu gado, a era dos animais e o que você quer atingir (objetivo). Aí ele vai poder ajudar você fazendo uma boa formulação, economizando o máximo possível. A única coisa que eu posso passar para você, que vai te ajudar muito e também auxiliar o trabalho do zootecnista é que o Capiaçu, normalmente por volta dos 80 a 90 dias, vai dar um teor de proteína em torno de 5,3%. Uma proteína bastante elevada e muito boa. E um NDT (nutrientes digestíveis totais) em torno de 47%. Com esses dois dados, o nosso amigo zootecnista vai poder balancear a sua ração corretamente para lhe ajudar”.

– Quero plantar uma lavoura de Capiaçu para tratar de vacas parideiras no período seco. Isso é viável? (Hélio Ribeiro Pinto, de Presidente Médici-RO)

Pires: Hélio, faça, é muito bom e eu recomendo para você! Eu tenho certeza que vai dar certo, ainda mais em Rondônia, que é uma região muito boa, tem uma terra muito forte, excelente! Procure posicionar muito bem a sua capineira, bem próxima do lugar que você vai tratar (as vacas) para facilitar deslocamento, evitar muito trânsito de carreta e, de preferência, você pode fazer ela no período das águas, corte, faça uma boa silagem, e deixe ela crescer de novo para fazer um segundo corte já no período da seca. Vai dar certo!”

Leia também:

Quero produzir silagem de Capiaçu para vender. O produto tem boa aceitação?

Pequeno e muito produtivo: sítio em RO irriga Capiaçu e vira exemplo de pecuária intensiva

+ Vou aumentar a produção leiteira servindo silagem de Capiaçu para as vacas?

Se você tiver dúvidas a respeito de produção de silagem ou nutrição, de modo geral, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista pelo vídeo a seguir as respostas na íntegra:

Foto: Vander Antonio Pereira / Reprodução Embrapa