Qual o jeito correto de colocar ração na dieta do cavalo de lida?

Monensina, ingrediente comum nas rações para gado de corte, não podem fazer parte da dieta porque equinos são até 100 vezes mais sensíveis à substância

A ração não é fundamental para o cavalo de lida estar bem nutrido. Para o médico veterinário e consultor especialista em equinos Mário Duarte, uma pastagem especial para equinos, como o tifton, já é o suficiente para manter saudável o companheiro de trabalho. Mas em casos específicos ela pode ser útil.

“Ração não é fundamental para a manutenção dos cavalos, mas existem alguns casos em que nós precisamos suplementar o pasto. Quando isso acontece? Quando a quantidade de alimento que o animal obtém do pasto não é suficiente para manter o cavalo”, disse Duarte. Simplificando, é necessário ofertar ração quando os cavalos estiverem perdendo peso.

A quantidade, no entanto, não deve passar de 1% do peso vivo, sempre dividido em dois tratos, no máximo. Em relação à monensina, ela não deve estar presente na dieta, podendo levar até à morte o equino.

As recomendações completas estão reunidas no vídeo abaixo: