Qual o modelo de pastagem e curral para uma fazenda na região Norte?

Confira as dicas do zootecnista Antonio Chaker, consultor sênior de mercado pecuário e coordenador do Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias

No quadro Giro do Boi Responde, desta segunda-feira, 20, tirou a dúvida do pecuarista e telespectador José Marconi Guimarães. Ele tem propriedades em Manaus (AM) e no município de Oriximirá (PA). Ele pediu quais seriam os modelos de pastagem ideais para sua região.

Além disso, Guimarães pediu dicas de uma área de praça de alimentação e um curral para conduzir um rebanho de cerca de 500 bovinos.

A resposta foi do zootecnista Antonio Chaker, consultor sênior de mercado pecuário e coordenador do Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias.

Manejo de pastagem

“A altura do manejo é fundamental. Portanto, cada planta tem uma capacidade de produção, garante uma capacidade de ganho de peso e tem uma capacidade de rebrota”, diz o especialista.

Abaixo ele enumerou algumas espécies e relacionou as datas ideais de entrada e saída do gado conforme a altura da pastagem.

lista de pastagens e suas recomendações de altura

Área de alimentação

“A praça de alimentação tem de ter um cocho de sal, um bebedouro de água, e aí você vai querer realmente uma sombra. Esse é um modelo que é bastante utilizado. É uma praça com vários piquetes rotacionados com corredores”, diz Chaker.

Confira abaixo algumas ideias de como pode ser estruturada essa área:

ilustração de um modelo de área de alimentação para bovinos de corte
Modelo tradicional de área de alimentação para bovinos de corte em piquetes de pasto rotacionado.
ilustração de um modelo de área de alimentação para bovinos de corte
Outra opção de modelo de área de alimentação para bovinos de corte em piquetes de pasto rotacionado.
ilustração de um modelo de área de alimentação para bovinos de corte
Outra opção de modelo de área de alimentação para bovinos de corte.

O importante é poder trabalhar com uma divisão desse lote. Ao invés dos 500 animais, os lotes devem ser divididos em grupos de até 120 bovinos.

Curral

O especialista também trouxe algumas ideias de como pode ser área de um curral da fazenda. Entre elas, tem uma boa ideia da Embrapa.

Diagrama de uma área de curral desenvolvida pela Embrapa
Diagrama de uma área de curral desenvolvida pela Embrapa

“O curral deve ser feito para trabalhar rápido e com qualidade. Quando eu falo a rápido, quer dizer que os animais entram com mais facilidade na área. Sem correria. O Curral não pode ter correria”, diz Chaker.

Exemplo de curral desenvolvido pela Etco
Exemplo de curral desenvolvido pela Etco com foco menor estresse para os animais.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida na fazenda, seja de gestão, manejo e genética. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].