Qual o resultado do cruzamento do Senepol com matrizes F1 Nelore x Red Angus?

Criador de estado do RJ quer saber se animais frutos deste tricross são adequados para a produção de carne e também se as fêmeas são boas para a reprodução.

O produtor Ari Getúlio, de Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, enviou sua pergunta para ser respondida no quadro “Zadra Responde” exibido no Giro do Boi desta terça, 17. Em sua propriedade, o criador já faz o cruzamento de Red Angus com Nelore e quer introduzir mais uma raça para a produção de F2.

É recomendado cruzar fêmeas F1 Santa Gertrudis x Nelore com Red Angus?

Que linhagem Angus é a ideal para cruzar com vaca Nelore?

“Ele utilizou Red Angus na fêmea Nelore e agora utilizou Senepol para fazer um tricross sobre esta F1 […]. Ele pergunta: ‘Zadra, este animal tricross Senepol com Nelore x Red Angus é um animal de qualidade em termos de carcaça? […] E a fêmea é uma fêmeas que a gente pode aprovar como reprodutora?”, introduziu o zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, detalhando a dúvida.

“É uma pergunta que procede porque muita gente utilizou o Senepol nas meio-sangue Angus, ou nas meio sangue Red Angus x Nelore, e quando a gente vai utilizar para fazer este tricross com o Senepol, nós precisamos nos atentar para que seja um Senepol de grande porte, de maior porte, por ele ter um biotipo britânico. O Senepol tem um biotipo britânico e quando você joga sobre uma matriz meio-sangue Angus x Nelore, ou Red Angus x Nelore, que também é uma meio-sangue britânico, você faz um animal muito precoce. Você utilizou, na verdade, duas raças taurinas muito precoces, o Senepol e o Angus”, explicou Zadra.

O especialista acrescentou informações importantes que podem potencializar o resultado do criador. “Nesse caso, recomendamos que o Senepol seja de grande porte e que você utilize sobre matrizes adultas Angus para que você tenha uma desmama mais pesada do que quando esta fêmea Angus é novilha, primípara. Então utilize sobre vacas adultas e no início da estação de monta. Desta maneira você tem desmamas mais pesadas, facilitando este crescimento maior até que ele seja abatido, ou seja, você tem mais chance de fazer um boi pesado. Quanto à fêmea, é uma fêmea espetacular esta Senepol sobre a F1 (Red Angus x Nelore), esta tricross. Porque, primeiro, ela tem pelo muito curto. Segundo: ela é precoce sexualmente e, terceiro, porque tem uma habilidade materna excelente”, apontou.

O zootecnista aprovou a escolha do produtor carioca. “Nós temos que parabenizá-lo pelo seu cruzamento rotacionado, onde você aproveitará esta fêmea tricross, que é espetacular”, opinou.

Qual a melhor raça para cruzar com fêmeas meio-sangue Senepol no Maranhão?

+ Como funciona o cruzamento industrial rotacionado?

Confira a resposta completa do especialista Alexandre Zadra no vídeo que segue:

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].