Qual o tamanho ideal do bebedouro de água do gado?

Pecuarista do interior de Pernambuco enviou sua pergunta ao Giro do Boi; veja a relação entre a área do bebedouro e o número de cabeças

“Tem um tamanho certo para o bebedouro de água do gado? Tenho um sítio pequeno com apenas dez animais”, detalhou o pecuarista Jalves José de Melo Oliveira, de Gameleira-PE, em pergunta recentemente enviada ao Giro do Boi.

Quem esclareceu a questão foi o médico veterinário especialista no assunto Fernando Loureiro durante entrevista concedida em 20/01.

“Assim como o cocho, (o bebedouro) tem o seu perímetro ideal. A área de chegada recomendada e ideal seria de 4 centímetros por animal, ou 25 animais por metro de bebedouro”, resumiu o veterinário.

Loureiro acrescentou ainda um detalhe importante para facilitar o consumo de água pelo bovinos. “E os bebedouros circulares têm melhor facilidade de chegada do que os quadrados ou retangulares. Os animais se acomodam melhor no bebedouro circular”, justificou.

+ Conheça o “bebedouro ecológico” que está ganhando fama no Brasil

+ Onde posicionar bebedouros no pasto? Devo colocar na sombra?

+ Posso intoxicar o gado posicionando o cocho com ureia próximo do bebedouro?

+ Que cuidados eu devo ter com o bebedouro do semiconfinamento?

Qual é a sua dúvida sobre qualidade da água para gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a entrevista completa com Fernando Loureiro que foi ao ar em 20/01:

Foto: Juliana Sussai / Reprodução Embrapa