Quando devo vacinar minhas vacas prenhas e os bezerros recém-nascidos?

Médico veterinário faz recomendações gerais sobre época ideal de imunizar as fêmeas para formar um bom colostro e também lista os tipos de vacinas a serem usadas

Qual o protocolo ideal para realizar a vacinação reprodutiva nas vacas prenhas? E com qual idade o criador já pode vacinar seus bezerros? No Giro do Boi desta quarta, 24, o médico veterinário João Drumond, da MSD Saúde Animal, respondeu estas dúvidas enviadas pelo pecuarista Júlio César Jorqueira, de Brasília, no Distrito Federal.

“Hoje nós já temos disponíveis no mercado vacinas que permitem iniciar o calendário em bezerros, filhos de mães vacinadas, já aos quatro meses de idade, com reforço 30 dias após, e uma revacinação anual. Eu gostaria que o senhor desse especial atenção à vacinação contra a leptospirose, pois o intervalo entre as doses não deve ser superior a seis meses”, comentou Drumond.

“E para preparar um bom colostro, o senhor pode vacinar fêmeas gestantes cerca de 60 dias antes do parto, fazendo uso das vacinas clostridiais, diarreia neonatal e doenças reprodutivas”, completou.

Drumond frisou também a importância de o criador consultar sempre o médico veterinário que presta assistência para sua fazenda para elaborar o calendário de imunização do rebanho de cria.

Na próxima sexta-feira, 26, o manejo sanitário da cria e estratégias para aumentar a produtividade serão tema do 9º Webinar Giro do Boi – Estratégias de manejo na produção de bezerros de corte, que começa às 8h30 (hora de Brasília). Veja pelo link abaixo a programação completa do encontro virtual e como fazer a inscrição:

+ Sanidade de bezerros e estratégias da cria serão temas de webinar Giro do Boi

Leia também:

+ Como minha fazenda pode produzir bezerros acima da média no Brasil?

+ Cachorros podem transmitir doenças reprodutivas para as suas vacas

+ Apliquei super dose de vacina contra 7 males em meu bezerro. O que fazer?

+ Meu bezerro teve dificuldades para respirar e morreu. O que pode ter ocorrido?

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Veja pelo vídeo abaixo: