Quando eu saio, minha fazenda para de funcionar. O que fazer?

Saiba identificar o nível de comprometimento de cada funcionário da propriedade e como trabalhar com os perfis diferentes para otimizar resultados

Você sabe identificar quão madura e comprometida é a equipe de colaboradores que você reúne em sua propriedade e por que razão isto é importante? Segundo o zootecnista Antônio Chaker, diretor da consultoria Inttegra, uma das principais queixas de líderes de fazenda de pecuária é que ‘a fazenda para de funcionar quando eu saio’. “Mas ela não funciona porque o seu time não é M4”, respondeu o especialista.

Chaker fez referência a níveis de maturidade da equipe de campeiros, que estão dividios em quatro (M1, M2, M3 e M4) e variam entre funções específicas e mesmo entre tarefas diferentes. “Você pode ter um peão materneiro M4, que sabe e quer curar um umbigo de bezerro, mas ele pode ser M2 ou M1 para mexer com trator” exemplificou. Chaker indicou que o bom líder de uma fazenda de gado de corte deve sempre saber fazer esta relação.

Veja na lista abaixo como se diferenciam estes níveis de maturidade:

Nível 1: Peão não sabe e não quer fazer o que lhe foi determinado. Para melhorar um profissional com este perfil, Chaker disse que é preciso apontar o caminho para inspirar, apresentar possibilidades do que ele pode se tornar.

Nível 2: Não sabe, mas tem vontade de fazer. Para Chaker, colaboradores com este perfil são fáceis de lidar porque basta ter entusiasmo para ensinar e acompanhar de perto sua evolução, diminuindo a chance para erros maiores.

Nível 3: Sabe, mas quer não fazer. Com estes peões, Chaker recomendou o estabelecimentos de metas e cobranças frequentes por meio de um posicionamento claro do líder. “Se ele tiver liberdade, eu aumento a responsabilidade”, recomendou o consultor.

Nível 4: Sabe e quer fazer. Este é o “sonho de consumo” de qualquer líder, conforme classificou o zootecnista. O consultor afirmou que este profissional deve ter liberdade, poder para tomar decisões e condições de se desenvolver.

Veja todas as considerações do consultor pelo vídeo abaixo: