Quanto tempo vai levar para eu ter um rebanho PO usando touros Deca 1?

Criador de Presidente Kennedy-TO quer saber se demora para transformar seu rebanho em puro de origem usando touros entre os top 10% nos programas de melhoramento

A questão foi enviada por Ricardo Henrique, criador em Presidente Kennedy, município do Tocantins. Ele quer saber se, valendo-se da IATF para enxertar suas vacas com touros Deca 1, qual o tempo mínimo para chegar em um rebanho PA, PC ou PO.

O contexto e a elucidação da questão foram oferecidos no Giro do Boi responde pelo seu xará, Ricardo Abreu, zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

“Você está utilizando a tecnologia da inseminação artificial em tempo fixo, como você diz em sua questão, e é importante que realmente você continue tendo esse crivo, isto é, utilizando os touros geneticamente superiores, no caso os Deca 1, que são os até 10% melhores, como, por exemplo, consta na informação de um sumário como o do PGMZ, que é o sumário da ABCZ para todas as raças zebuínas”, incentivou Abreu.

“Sempre utilizar touro melhorador é a premissa fundamental, mas, além do touro, você tem que conhecer o seu rebanho, conhecer as suas fêmeas para que realmente você tenha confiabilidade de que essa fêmea, que é a matéria-prima tanto para produção de carne como de leite, seja melhoradora. A gente sempre lembra que, independentemente do produto, 50% da genética desse bezerro ou dessa bezerra vêm do touro e 50% vêm da linha materna, da matriz. Então é importante você ter a ferramenta para conhecer as suas fêmeas, o que pode ser feito através de programas como o PMGZ e o PMGZ comercial”, exemplificou.

Abreu, então, respondeu a pergunta do telespectador. “Quanto tempo para chegar na PA, PC e na PO? Dentro da avaliação fenotípica, isto é, avaliação visual do técnico da ABCZ no campo, a primeira categoria de registro é a PA, que é a pura por avaliação. Isto é, uma avaliação fenotípica. Caso esse fêmea não apresente nenhum problema morfológico, ela pode ser registrada PA em qualquer uma das raças zebuínas, no Brahman, no Indubrasil, no Tabapuã. no Guzerá, no Sindi, Nelore, Nelore Mocho, no Punganur”, confirmou.

“Sendo registrada PA (antigo LA – livro aberto) e sendo inseminada ou fertilizada na monta natural com touro Zebu PO, a filha dela será pura por cruza, é na categoria PC , que já tem ventre PO (puro de origem). Então praticamente de um rebanho cara limpa, que você faz PA, depois PC e chega no PO são duas gerações. […] É um processo rápido e o mais importante: você ter essa questão do registro, utilizando sempre touros melhoradores e identificar também suas matrizes como matrizes melhoradoras”, esclareceu.

+ Quero comprar novilhas Nelore. Que vantagens vou ter adquirindo fêmeas PO?

+ Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?

Por onde começar o melhoramento do rebanho? Devo entrar em um programa?

Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista a participação completa de Ricardo Abreu no Giro do Boi Responde desta quarta, 20:

Foto: Reprodução / ABCZ