Que cuidados eu devo ter com o bebedouro do semiconfinamento?

"Água limpa faz o boi comer mais e ganhar mais peso”, disse especialista sobre a importância de saber posicionar o bebedouro no piquete

Em entrevista recentemente concedida ao Giro do Boi, o zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, Pedro Veiga, gerente global de tecnologia da Nutron, marca de nutrição animal da Cargill, falou sobre os pontos de atenção que o pecuarista deve ter com a água e o bebedouro usado no semiconfinamento.

Inscrições abertas para o webinar “Genética, Cruzamentos e Carne de Qualidade”

Diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto

“Uma dica interessante é que o bebedouro tem que ficar um pouco afastado do cocho. Ele não pode ficar muito próximo do cocho da ração porque o boi tem um hábito de comer a ração e beber a água. Então se tiver muito próximo , ele vai sujar muito a água. Normalmente a gente coloca a 200 metros, um pouco mais, de distância para manter a água mais limpa. Então basicamente é uma estrutura de pasto mesmo, normal, a gente vai colocar os cochos e uma estrutura de água, de bebedouro, evidentemente”, deu a dica o especialista.

Conheça o “bebedouro ecológico” que está ganhando fama no Brasil

Pesquisador lança cartilha com os passos essenciais da limpeza de bebedouros; baixe a publicação

Veiga reforçou ainda a importância da manutenção dos bebedouros e do fornecimento de água sempre limpa. “Água limpa é fundamental. É um nutriente de grande importância. Às vezes a gente não dá muita importância pra ela, mas a água é fundamental. A gente tem clientes que já avaliaram o impacto da limpeza da água no consumo e este impacto é muito grande. A água limpa faz o boi comer mais e ganhar mais peso”, concluiu.

Posso fazer semiconfinamento em pasto irrigado?

Outras dúvidas sobre o tema podem ser endereçadas ao especialista para o e-mail [email protected].

Veja a entrevista completa de Pedro Veiga no vídeo abaixo: