Que DEPs devo buscar para aumentar o peso à desmama dos meus bezerros?

Segundo gerente de fomento da ABCZ, criador deve verificar na régua de DEPs características que vão além do peso do animal na desmama; veja quais são

O criador Lauro Mendonça, que tem propriedade em Cachoeira Alta-GO, relatou ao Giro do Boi que quer incrementar o peso à desmama da sua bezerrada que, de acordo com ele, está chegando nesta fase com 160 kg. Ele perguntou qual seria a característica a buscar em termos de DEPs (diferença esperada na progênie) de reprodutores para melhorar este índice.

Quem respondeu a dúvida foi o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em vídeo gravado dentro de um dos piquetes da Fazenda Mundo Novo, em Uberaba-MG, berço da linhagem Nelore Lemgruber (relembre sua história de seleção pelo vídeo abaixo).

+ Conheça a história secular de uma das mais importantes linhagens da raça Nelore do Brasil

“Em resumo, o senhor tem que conhecer as suas fêmeas. Obviamente identificar aquelas fêmeas que estão desmamando melhor, bem acima desses 160 kg da realidade do senhor em Cachoeira Alta, Goiás, e também descartar aquelas fêmeas que não estão cumprindo seu papel, isto é, que não estão desmamando os melhores bezerros. Então conhecer essas suas fêmeas, utilizar touro PO avaliado, seja em monta natural ou por inseminação artificial, líderes paras as características que você precisa incrementar de primeira: peso à desmama, habilidade materna e peso aos 120 dias. E também touros com elevado índice ABCZ. O senhor seguindo estas recomendações dentro da realidade da sua fazenda, com certeza vai incrementar os resultados aí na sua propriedade”, resumiu.

Ricardo falou da importância de outros pontos da fazenda que devem ser melhorados para que a seleção do reprodutor faça a diferença. “Dentro da produção pecuária, assim como aqui na linhagem Lemgruber, nós temos o quarteto de informação, isto é, um bom manejo nutricional com uma boa genética, boa sanidade e gestão do rebanho. […] Existem características dentro dos sumários, em especial do PMGZ, onde nós temos a habilidade materna destas fêmeas, a predição do valor genético delas através também da avaliação genética do pai delas e do produto. Então o senhor pode acessar o abcz.org.br e lá no sumário do PMGZ que o senhor vai escolher os touros líderes para as características voltadas para melhor a habilidade materna, que é o peso as 120, o total materno e também peso à desmama”, indicou.

“Para ter uma ideia, de todos os animais desmamados no PMGZ, principalmente os bezerros do cedo, eles dão na média de peso à desmama ajustada aos sete meses em torno de 240 kg”, exemplificou.

+ O que é bezerro do cedo, como produzir e por que ele é melhor pra fazenda?

+ Como transformar sua fazenda em uma máquina de colher bezerro – e dinheiro?

+ Quanto custa criar um bezerro no creep feeding?

Qual é a sua dúvida sobre melhoramento genético? Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa de Ricardo Abreu pelo vídeo a seguir: