Que linhagem Angus é a ideal para cruzar com vaca Nelore?

Pecuarista paraense quer terminar animais meio-sangue a pasto e busca informações sobre linhagem e frame desejáveis

O pecuarista Antônio Jorge, de Tucumã, município do Pará, perguntou na edição do quadro “Zadra Responde” que foi ao ar no programa desta quinta, 05: “Zadra, que tipo de touro ou quais características você observa para fazer bois no pasto dentro da raça Angus no cruzamento com o Nelore?”.

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, fez suas recomendações.

“Quando a gente vai pensar em terminar animais a pasto, nós devemos sempre focar em animais de tamanho intermediário e que produzam animais de tamanho intermediário com acabamento de carcaça precoce. Ou seja, da bateria americana, você vai sempre procurar touros com DEP de altura até 0,5 ou 0,6, que seria um frame 6. Ou seja, na DEP, ele transmite altura moderada aos filhos com pontuações de gordura, ou DEP de gordura positivo. Com isto, você tenderá fazer um meio-sangue com melhor acabamento”, indicou Zadra.

O zootecnista fez uma ponderação sobre o sistema de engorda desejado pelo pecuarista. “Mas lembre: eu estou há 30 anos no campo e eu não conheço nenhum animal terminado a pasto, inteiro, que seja um boi meio-sangue, ok? Então o acabamento é muito difícil. Eu recomendo que você faça uma suplementação alimentar com 1% a 1,5% do peso vivo do animal por dia para que você tenha realmente um animal bem terminado. Ou então no confinamento”, reforçou.

Especialista alerta: cuidado ao cruzar suas vacas com boi de boiada

Cruzar touro Caracu com vaca Nelore vale a pena?

Brangus ou Bonsmara: qual gera mais heterose no cruzamento com Nelore?

O especialista citou ainda exemplos de touros que se encaixam no perfil desejado pelo pecuarista. Veja a resposta completa no vídeo abaixo:

 

 

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].