Que pastagens posso usar para engordar gado no semiconfinamento?

Independentemente da variedade escolhida, é fundamental que o pasto tenha qualidade para fornecer cerca de metade dos nutrientes que o boi precisa

Existe um tipo de pastagem mais recomendado para usar no sistema de semiconfinamento? Em entrevista recentemente concedida ao Giro do Boi, o zootecnista formado na Universidade Federal de Viçosa, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, Pedro Veiga, gerente global de tecnologia da Nutron, marca de nutrição animal da Cargill, falou sobre o assunto.

“O semiconfinamento é bastante diversificado, não existe uma receita. A gente pode trabalhar com qualquer tipo de pasto”, disse Veiga.

Entretanto, segundo o especialista, é importante o produtor ter consciência de que neste sistema de engorda, o boi busca no pasto cerca de metade dos nutrientes, enquanto a outra metade vem da ração. Daí a importância de, não importando a variedade forrageira, que ela tenha qualidade. “Isso é importante deixar muito claro para o nosso amigo pecuarista. Quando a gente fornece 1% de ração, que é o semiconfinamento tradicional, o boi precisa buscar no pasto metade do que ele precisa de nutrientes. Metade a gente fornece pela ração e a outra metade, de um modo geral, ele vai ter que buscar no pasto. Então a qualidade do pasto e a oferta deste pasto são fundamentais para a definição do desempenho do boi no semiconfinamento tradicional”, acrescentou.

O zootecnista ponderou que nesta época de seca, é preferível usar braquiárias no semiconfinamento por conta de suas características. “Nas águas, o Panicum vai muito bem. Agora na época da seca, a gente prefere pastos que têm menos caule e mais folhas, então a Braquiária é melhor do que um Panicum na época da seca”, concluiu.

Veja outras partes da entrevista de Pedro Veiga sobre semiconfinamento:

Diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto

Posso fazer semiconfinamento em pasto irrigado?

Que cuidados eu devo ter com o bebedouro do semiconfinamento?

Quantas cabeças cabem no semiconfinamento e na terminação intensiva a pasto?

Quanto tempo demora e quanto custa engordar um boi em semiconfinamento?

Que quantidade de ração devo fornecer para o gado semiconfinado?

Vale a pena semiconfinar gado cruzado?

Posso usar semiconfinamento para “resgatar” novilhas e bezerros na seca?

Outras dúvidas sobre o tema podem ser endereçadas ao especialista para o e-mail [email protected].

Confira em vídeo a entrevista completa:

Foto: Jéssica Aline Alves Silva / Reprodução Embrapa