Que raça cruzar com gado Jersey e Jersolando para melhorar o rebanho?

Produtor do interior do Paraná quer continuar selecionando matrizes leiteiras a partir do gado Jersey e Jersolando, mas também aproveitar bezerros para o corte

A pergunta veio de Guaraniaçu-PR, do telespectador Vanclei Gasiola. Conforme contou em mensagem ao programa, ele já trabalha com gado Jersey e Jersolando. Agora, ele quer melhorar o rebanho com cruzamento, continuando a usar as fêmeas para o leite e aproveitando os macho para o corte.

O zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da Alta Genetics, atendeu o criador. Conforme informou o especialista, o rebanho de gado Jersey e Jersolando tem tamanho mediano para baixo. “É o que a gente chama de frame mediano para frame menor. Então a gente precisa tomar muito cuidado com a raça que a gente vai colocar para não ter problema de parto com bezerro grande”, alertou.

OPÇÕES

Nesse sentido, o zootecnista sugeriu o uso de duas raças que atendem o criador tanto na questão do tamanho do bezerro quanto na heterose que o cruzamento vai gerar.

“Primeiramente, eu sugiro a gente fazer uma heterose maior para que essa característica que você quer possa se sobressair de alguma forma. Assim, eu buscaria nas raças zebuínas duas opções para a gente fazer esse cruzamento”, justificou.

SINDI

Primordialmente, Marquez apresentou cruzamento Sindi com Jersey e Jersolando como primeira opção. “Tem uma habilidade leiteira, mas também tem uma outra habilidade muito conhecida, que é a baixa taxa de mantença”, lembrou.

“Ou seja, tudo que ela come, ela vai produzir alguma coisa muito rapidamente. Essa foi uma raça de frame menor que foi criada com restrição de comida muito grande. Portanto, ela conseguiu sobreviver comendo pouco. E quando eu oferto muita coisa para ela, ela se desenvolve muito rápido. Em resumo, eu acho que iria te proporcionar uma heterose muito bacana no cruzamento com gado Jersey e Jersolando. A gente teria uma uniformidade de bezerros ao nascimento. Além disso, poderia agregar tanto na produção de leite do gado Jersey como na rusticidade do Sindi”, projetou.

Juntamente com a produção leiteira, o cruzamento com Sindi pode contribuir ainda para a produção de bezerros bons para o corte. “Também agregando com o bezerro de pelo menor, mais curto e mais comerciável”, comentou.

GIR

Em seguida, Marquez sugeriu também cruzamento de Gir com Jersey e Jersolando. “A raça Gir, com habilidade leiteira, vai trazer o mesmo benefício do Sindi. Contudo, é uma raça para escolher os touros com frame menor para que não haja problema no pós-parto. E o resultado vai ser muito parecido. A gente vai ter animais com uniformidade de pelagem, uniformidade de morfologia. Por outro lado, as fêmeas vão produzir leite e os machos podem, sim, ganhar um pouquinho de peso”, anunciou.

Em conclusão, o especialista reforçou mais uma vez a importância de escolher bem o touro Gir para cruzar com o gado Jersey e Jersolando. “Procure touros com informação de PTA Leite para você não se perder no caminho e obter o melhor resultado”, sustentou.

ENVIE A SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode ser sua dúvida sobre gado de leite atendida. Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre melhoramento do rebanho de gado Jersey e Jersolando a partir do cruzamento:

Foto ilustrativa: Reprodução / Jersey Brasil – ACGJB