Que raça cruzar com Gir e Girolando para fazer bezerro de corte e novilha de cria?

Criador de vacas Gir e Girolando em SP quer usar Angus, Canchim e Nelore para atingir o objetivo; confira a opinião do especialista Alexandre Zadra

O telespectador Fábio Moraes, de São José do Rio Pardo-SP, cria gado Gir e Girolando e quer fazer, simultaneamente, bezerros de corte e novilhas de reposição. Por isso enviou sua pergunta ao Giro do Boi Responde. Nesse sentido, ele pensa em usar Angus, Canchim ou Nelore e quer saber se está no rumo certo.

O atendimento ao criador foi feito pelo zootecnista Alexandre Zadra, supervisor comercial da Genex e autor do blog Crossbreeding. De acordo com o especialista, no calor tropical que faz na região, o ideal é usar raças europeias via inseminação, e não como touros. “Então vamos pensar em IATF”, disse antecipadamente.

CRUZAMENTO COM GADO GIR e GIROLANDO

Em primeiro lugar, Zadra apresentou as opções para o cruzamento com as vacas Gir. “O melhor é você usar sobre o seu gado Gir um europeu. Você pode usar um Angus, um Simental, um Charolês. Você vai ter 100% de heterose e animais muito fortes. […] Mesmo o Hereford também vai muito bem nas suas Gir”, comentou.

Em seguida, o zootecnista analisou o cruzamento com as vacas Girolando. “Eu recomendo que você insemine com bimestiços, como Canchim, ou mesmo com taurinos adaptados. […] Mesmo touro ele (Canchim) vai cobrir bem. […] No caso, o Bonsmara vai muito bem, o Caracu vai muito bem também. O Senepol, por ser de menor porte, preferimos que seja usado em matrizes de grande porte, que se acasalam muito bem com a raça. […] Tem também o Braford, Brangus e Santa Gertrudis. Se você quiser usar um taurino puro, recomendo Bonsmara ou Caracu”, disse em resumo.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, confira a resposta de Zadra sobre cruzamento com gado Gir e Girolando:

Foto ilustrativa: Reprodução / ABCGil