Que raça cruzar com vacas ¾ Nelore x ¼ Sindi para engordar no semiconfinamento?

Além de aprovar uso do Nelore, zootecnista Alexandre Zadra indicou que criador pode aproveitar nutrição intensiva para realizar outros cruzamentos

O estudante do 8° período de zootecnia da UFRPE Lucas Farias enviou sua dúvida sobre cruzamento ao Giro do Boi. Ele quer saber quais as vantagens e desvantagens de utilizar Nelore puro sobre fêmeas ¾ Nelore x ¼ Sindi para produção de bezerros na região de Semiárido que serão engordados em semiconfinamento.

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, esclareceu a situação.

“O Nelore vai muito bem, você vai fazer animais rústicos. Com Nelore hoje melhorado, você tem um excelente zebuíno, um zebuíno mais trabalhado em termos de população e pressão de seleção. Então o resultado do Nelore vai ser muito bom sobre esse gado”, aprovou.

Ainda assim, Zadra revelou uma alternativa. “Agora se você quiser aproveitar um pouco mais essa condição de semiconfinamento, ou seja, de capricho, você pode usar um europeu. Seja Angus ou Hereford, para aproveitar uma fêmea meio-sangue de qualidade, seja Charolês ou Simental sobre essa fêmea zebuína também, porque assim você vai fazer um animal de maior porte, bezerros bem mais pesados”, acrescentou.

“A gente depende muito de indivíduos dentro de cada raça, então, por isso, quando você for escolher sêmen de europeus para uso no seu gado, o interessante é você nos ligar, entrar em contar comigo para a gente poder recomendar o melhor touro para você”, concluiu.

+ Vou obter choque de sangue se cruzar Sindi com Nelore?

Que raça devo usar para fazer tricross com minha vacada F1 Sindi x Nelore?

Assista aqui o Webinar Giro do Boi – Genética, Cruzamentos e Carne de Qualidade

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa de Zadra no vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / Facebook