Que raça devo escolher para inseminar novilhas F1 Braford no interior de SP?

Zootecnista ofereceu opções distintas conforme o objetivo do criador que enviou a pergunta, cuja propriedade está em Espírito Santo do Pinhal-SP

Tenho uma pequena propriedade em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, e comprei recentemente 60 bezerras F1 Nelore com Braford. Gostaria de saber qual seria a raça ideal para inseminar essas bezerras”, escreveu em seu pedido de auxílio ao Giro do Boi o criador Éder Fernandes.

A dúvida do pecuarista foi solucionada no programa desta terça, dia 24, pelo zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“Se você quiser manter esse metabolismo, com animais que […] vão bem e se protegem no inverno, criando pelo no inverno e perdendo pelo no verão, como os Braford que você tem, eu recomendo que você use outros bimestiços, como Brangus, Braford, Canchim, Santa Gertrudis, ou você use o Bonsmara”, sugeriu.

A recomendação de Zadra é outra caso o criador queira produzir bezerros e bezerras mais adaptadas. “Caso contrário, se você quiser jogar mais adaptabilidade, você pode usar um Caracu sobre esse gado seu que você vai tirar o pelo, mas mantendo um alto grau de taurino no sangue do seu gado”, salientou.

“Ou você pode usar um zebuíno, se você quiser tirar pelo e fazer um animal mais adaptado”, acrescentou. Para o caso de o criador escolher o zebuíno, o ponto de atenção está na seleção de touros provados para parto fácil. “Lembre-se de que se suas novilhas forem novinhas, aquelas que nós chamamos de precocinhas, use sempre touros com parto fácil, se forem zebuínos, se quiser usar o Zebu. Vai gerar bons bois e boas fêmeas, sem pelo”, concluiu.

+ Por que o criador pode entrar como franco atirador no desafio das precocinhas?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do especialista está disponível no vídeo a seguir: