Que tipo de ração devo fornecer para vacas pós-parto?

Especialista citou os benefícios de uma boa dieta para vacas pós-parto e chamou atenção também para o período de transição como um todo

O Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta quarta, 02, atendeu uma telespectadora que perguntou qual é a melhor ração para vacas pós-parto. Para tirar a dúvida, o programa acionou o zootecnista Rafael Cassiolato, consultor técnico da GlobalGen.

Assim, o especialista sugeriu aprofundar a abordagem e falar ainda sobre o período de transição. “Ou seja, as três semanas pré-parto e as três semanas pós-parto”, explicou.

Conforme justificou Cassiolato, nas três semanas pré-parto a vaca passa por uma série de mudanças metabólicas. “Essa vaca está metabolizando colostro e a posterior produção de leite. Além disso, também ocorre uma queda brusca no consumo de matéria seca no que a vaca come”, apontou.

+ Período de transição requer planejamento nutricional

TIPO DE DIETA

“Então deve ser uma dieta aniônica, rica em ingredientes de qualidade para a gente estimular o consumo dessa vaca. E minimizar problemas no pós-parto imediato. Como, por exemplo, retenção de placenta, febre do leite, a famosa hipocalcemia, entre outros”, sugeriu.

Em conclusão, o zootecnista resumiu os benefícios de uma boa dieta para vacas pós-parto. “Pensando no pós-parto imediato, a gente deve buscar estimular o consumo dessa vaca com ingredientes de qualidade. Isso para que ela aumente progressivamente a sua produção de leite e tenha uma lactação bastante eficiente. Se a gente minimizar os problemas metabólicos nesse período, a reprodução vai ser melhor, a produção de leite vai ser melhor e, consequentemente, a sua rentabilidade”, concluiu.

+ Quanto tempo após o parto devo esperar para inseminar minhas vacas de novo?

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como a telespectadora acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre nutrição. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre ração para vacas pós-parto pelo vídeo a seguir:

Foto: Alcides Okubo Filho / Reprodução Embrapa Gado de Leite