Que touro cruzar com fêmeas Angus na mesorregião serrana catarinense?

Criador que tem propriedade em Lages-SC quer saber qual a melhor raça para cobrir seu plantel de fêmeas cruzadas; veja resposta do zootecnista Alexandre Zadra

O criador João Carlos, que tem propriedade na região de Lages, em Santa Catarina, disse que quer saber qual touro cruzar com suas fêmeas Aberdeen Angus nesta sua região, a mesorregião serrana catarinense.

Foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e autor do  blog Crossbreeding quem ajudou João Carlos.

“Nós sabemos que aí em Lages faz um clima frio e você tem suas fêmeas Aberdeen Angus que devem ser bem apuradas. É um gado bem adaptado para o seu clima, crescendo pelo no inverno e perdendo pelo no verão. Então se você quiser fazer um cruzamento com outro europeu, você pode usar o Hereford para aproveitar as matrizes. Serão matrizes essas cruzadas de Hereford e Angus”, sugeriu.

+ Como devo cruzar o Angus na minha fazenda? Zadra responde!

+ Qual a melhor raça para cruzar com minhas vacas Angus x Hereford x Nelore?

O criador apontou outra alternativa caso João Carlos opte pelo cruzamento terminal – abatendo tanto machos quanto fêmeas. “Se você quiser um outro europeu que você tenha na região para fazer cruzamento terminal, em que você fará animais muito pesados e bons de carcaça, você pode usar o Charolês, principalmente se as suas matrizes Angus forem já adultas. Nas novilhas Angus você pode usar Hereford. Mas se forem matrizes de maior porte, pode usar Charolês mesmo ou o Simental”, indicou.

“Aí também tem a opção do Pardo-Suíço da família Branco, que tem animais espetaculares. O Pardo-Suíço também vai muito bem no seu gado Angus”, acrescentou Zadra.

+ Em fazenda de SP, Pardo-Suíço desponta na produção de carne de qualidade

O especialista deu ainda outras sugestões para o caso de o criador buscar animais com menos pelo. “Você pode fazer um animal com um pouquinho menos de pelo utilizando um Braford, usando um Canchim, Santa Gertrudis, que são os bimestiços. Esses bimestiços sobre o seu gado Angus farão animais com um pouco menos de pelo e muito adaptados ao verão, ao calor do verão, caso sua região tenha um verão que seja noturno acima de 26º C”, justificou.

+ Zebuína ou taurina: qual vaca vai produzir o melhor bezerro na Serra Catarinense?

Assista o Webinar Giro do Boi – Genética, Cruzamentos e Carne de Qualidade

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do especialista está disponível no vídeo a seguir: